Fotografias António Vale
Leões vencem o Borussia Dortmund em Alvalade e garantem a presença nos oitavos de final da Liga dos Campeões pela segunda vez na história
Pedro Gonçalves (30 e 39 minutos) e Pedro Porro (81) marcaram para o Sporting, e Malen (90+3) reduziu para os alemães, que ficaram a três pontos do Sporting, que têm vantagem no confronto direto no Grupo C da Liga dos Campeões de futebol.
Dois golos de Pedro Gonçalves na primeira parte permitiram ao Sporting gerir o resultado que coloca os leões nos oitavos quando falta uma jornada na fase de grupos.
Alvalade foi ao rubro pela primeira vez ao minuto 30, quando o médio, beneficiando de um erro crasso do lateral esquerdo Nico Schulz (que substituiu à última hora o português Raphael Guerreiro), não falhou na cara do guarda-redes Gregor Kobel.
O segundo momento decisivo do jogo surgiu aos 39 minutos, quando Pedro Gonçalves atirou de fora da área para um grande golo numa jogada de contra-ataque iniciada por Matheus Nunes e que passou por Paulinho e Matheus Reis, antes de um ressalto deixar a bola para uma execução fantástica do médio.
A perder por 2-0 ao intervalo, os alemães viram-se obrigados a ‘dar tudo’ segunda parte.
No entanto, o plano de Rose foi quase por ‘água abaixo’, numa confusão entre os jogadores das suas equipas, cuja consequência foi a expulsão de Emre Can, que tinha entrado ao intervalo, deixando o Dortmund reduzido a dez unidades numa altura crítica do jogo.
O Sporting aproveitou para, em novo lance de contra-ataque, beneficiar de uma grande penalidade, por falta sobre Paulinho, marcada por intervenção do videoárbitro, que Porro finalizou em recarga ao remate de Pote, defendido pelo guarda-redes alemão.
O Dortmund reduziu para 3-1, pelo avançado holandês Donnyel Malen, mas a vitória já não fugiu ao Sporting que está pela segunda vez na sua história nos oitavos de final da Liga Milionária.
Na última jornada da fase de grupos, o Sporting cumpre calendário frente ao Ajax, equipa também já apurada, em primeiro lugar. O Dortmund será terceiro e o Besiktas último.
No final do jogo, Rúben Amorim sublinhou a importância de estar nos oitavos: “as equipas crescem. Agora, há que dizer que isto é um pequeno passo para a ideia geral do clube. São aqueles pequenos ganhos que falámos na antevisão. Não muda assim tanto. Estamos nos ‘oitavos’. É ótimo e é bom para o projeto, mas é apenas um pequeno passado e ainda temos muito para fazer.”.
Sobre o futuro na Liga dos Campeões foi claro na resposta: “É jogo a jogo. Temos de levar isso como é, pensando no campeonato, que nos garante que estamos presentes novamente na Champions e temos encaixes. O foco agora está no Tondela”.
Sporting – Borussia Dortmund, 3-1
Marcadores:
1-0, Pedro Gonçalves, 30 minutos.
2-0, Pedro Gonçalves, 39.
3-0, Porro, 81.
3-1, Malen, 90+3.
Sporting: Adán, Gonçalo Inácio, Coates, Feddal, Porro (Ugarte, 88), Palhinha, Matheus Nunes, Matheus Reis (Ricardo Esgaio, 67), Pedro Gonçalves (Nazinho, 88), Sarabia (Nuno Santos, 67) e Paulinho (Tiago Tomás, 82).
(Suplentes: André Paulo, João Virgínia, Ricardo Esgaio, Luís Neto, Nazinho, Daniel Bragança, Ugarte, Tabata, Nuno Santos e Tiago Tomás).
Treinador: Rúben Amorim.
Borussia Dortmund: Kobel, Meunier, Akanji, Pongracic (Tigges, 66), Schulz (Emre Can, 46), Witsel (Dahoud, 66), Reinier (Zagadou, 66), Bellingham, Brandt, Reus e Malen.
(Suplentes: Ostrzinski, Hitz, Passlack, Zagadou, Emre Can, Dahoud, Knauff e Tigges).
Treinador: Marco Rose.
Árbitro: Carlos del Cerro Grande (Espanha).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Palhinha (55), Coates (59), Zagadou (74) e Adán (90+8). Cartão vermelho direto para Emre Can (74).
Assistência: 41.341 espetadores