Oppidum Ginja de Óbidos e GinT criam bebida inovadora

Data:

A Oppidum Ginja de Óbidos e a GinT – Premium Spirits, empresas produtoras de bebidas 100% portuguesas, uniram-se para criar uma original e única bebida espirituosa: aguardente de ginja obtida por maceração e destilação.  Este projeto baseou-se num método criativo que unificou o saber-fazer de duas empresas, ambas associadas da ANEBE-Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas: da Oppidum, saem as ginjas da região de Óbidos há vários anos em maceração alcoólica e da GinT, a mestria da destilação.

Sendo a Oppidum Ginja de Óbidos e a GinT membros da ANEBE – cuja estratégia beneficia e desenvolve a cooperação e a colaboração entre membros associados – este projeto também demonstra a cultura dessa entidade, já que ambas as empresas atuam no mesmo setor de atividade, mas também privilegiam a ação conjunta quando a mesma é benéfica e saudável para o mercado. O resultado desta aliança é uma nova e versátil bebida comercializada sob a marca Oppidum.

Esta bebida espirituosa, com 42% de volume alcoólico, límpida e incolor, beneficia do aroma rico e do sabor da ginja, perfumada, suave e equilibrada no paladar. Um digestivo que pode ser harmonizado com queijos ou com sobremesas e servido à temperatura de 18 a 20°C. A primeira edição está a ser comercializada em garrafas com capacidade de 200 ml.

“A GinT é uma marca com sotaque do Norte e é, com enorme orgulho, que nos aliámos a um gin que tem tudo que ver com a Oppidum e com a nossa história.” Continua: “Tal como a Oppidum, o GinT é 100% português, está ligado às raízes de uma região portuguesa e é produzido de forma tradicional” refere Marta Pimpão, diretora geral da Oppidum Ginja de Óbidos, em comunicado enviado ao Mundo Português.

Para Tiago Sanches, co-fundador e master distiller da GinT – Premium Spirits: “foi com um enorme entusiasmo e satisfação que entramos nesta viagem a dois! A ginja Oppidum é uma referência para nós. A inspiração para se criar um gin tem também muito de dedicação e de devoção, tal como a alquimia Oppidum. É com satisfação que nos ligámos a uma empresa que detém uma bebida com particularidades organoléticas únicas, sem quaisquer aditivos artificiais.”

Tiago Sanches afirma, também em comunicado, que: “a pesquisa, a experimentação e a prova são processos essenciais na génese do GinT, tal como ocorre com o método de produção da Oppidum e agora também na nova “aguardente” que criámos”.

A Oppidum Ginja de Óbidos possui diversos prémios internacionais – Best Portuguese Fruit Liqueur (abril de 2021), medalha de ouro no The Beverage Testing Institute (2018, Chicago), medalha de prata no San Francisco World Spirits Competiton (2014, São Francisco) e medalha de bronze no International Wine and Spirit Competition (2012, Londres) – e é detentora de saberes tradicionais, que transitaram entre gerações, no que respeita à produção, à comercialização (desde 1987) e, mais recentemente, à exportação do licor de ginja de Óbidos, a partir da aldeia de Sobral da Lagoa, no concelho de Óbidos. Atualmente, a marca possui pontos de venda em Portugal e presença em mais de 20 outros países.

A GinT – Premium Spirits é uma destilaria situada na freguesia de Guilhabreu, no município nortenho de Vila do Conde, que produz bebidas espirituosas quintessenciais. A GinT conta com 2 gins de marca própria, uma Vodka aromatizada e dois gins de edição limitada, um dos quais com estágio de 10 meses em barril do Vinho do Porto. O GinT Rubro detêm duas medalhas de Prata (LSC – London Spirits Competition – 2019, Londres e PRODEXPO 2020 – Moscovo) e uma medalha de Bronze (IWSC – International Wine and Spirit Competition – 2019, Londres) A GinT também desenvolveu e produz 8 gins e um licor para terceiros.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.