A iniciativa “Leiria Natal”, que arranca na sexta-feira, vai ter cerca de um 1,25 milhões de lâmpadas a iluminar a cidade e a Praia do Pedrógão, a única do concelho, disse à agência Lusa a vereadora Catarina Louro.
“Haverá, então, um milhão e 250 mil lâmpadas espalhadas pelo centro da cidade e pela Praia do Pedrógão, e vamos ter, pela primeira vez, todas as ameias do Castelo iluminadas”, afirmou Catarina Louro, que tem, entre outros, o pelouro da Economia.
Segundo a vereadora da Câmara de Leiria, o município está “a aumentar o número de ruas e o número de avenidas iluminadas”, já que esta “também é uma forma muito atrativa de chamar a Leiria” e ao seu comércio “visitantes, quer sejam do concelho, quer sejam de fora”.
A vereadora manifestou ainda satisfação por o município ter “conseguido planear o Leiria ‘Natal’ este ano”.
“Ainda estávamos na dúvida como é que ia correr este inverno. E, portanto, acima de tudo estamos a planeá-lo de uma forma segura”, declarou Catarina Louro, apontando “todas as exigências” como noutros eventos, que passam pelo uso obrigatório de máscara devido à pandemia de covid-19.
Admitindo ter “expectativas muito elevadas” para o “Leiria Natal”, atendendo, também, a outros eventos que a Câmara de Leiria tem organizado, Catarina Louro considerou que “as pessoas, apesar de compreenderem e respeitarem todas as regras de segurança, nesta fase não deixam de aparecer, bem pelo contrário, procuram os eventos e têm, de facto, participado quer na dinâmica cultural, quer na dinâmica económica”.
A estimativa de custos do “Leiria Natal” é de meio milhão de euros.
De acordo com informação do município, presidido por Gonçalo Lopes, a programação prolonga-se até 6 de janeiro de 2022.
Os principais polos de atração na sede do concelho são o Largo Paulo VI (Recreio dos Duendes e pista de gelo), o Mercado de Sant’Ana (espetáculos e oficinas), a Praça Rodrigues Lobo (Casa do Pai Natal), o Largo Goa, Damão e Diu (carrossel e comida de rua), o Castelo de Leiria (a figura central da iluminação de Natal, com animação para crianças) e o Jardim Luís de Camões (onde decorre o Jardim Solidário e vai estar disponível o comboio de carril). Estão, igualmente, previstas iniciativas nos teatros Miguel Franco e José Lúcio da Silva.
A inauguração da iluminação está prevista para as 19:00 de sexta-feira, seguindo-se um espetáculo de fogo-de-artifício e um momento musical com três filarmónicas locais, com transmissão em direto no Facebook do evento.
O Pai Natal chega à cidade no dia seguinte, pelas 17:00.