Santuário de Fátima apresenta ano pastoral à espera de “uma nova normalidade”

Data:

O Santuário de Fátima espera que o novo ano pastoral, com abertura em 27 de novembro, represente a chegada “a uma nova normalidade, depois de dois anos de adiamentos de várias iniciativas e cancelamento de outras” devido à pandemia.

“Serão retomadas as ações dirigidas aos voluntários do Santuário e o acolhimento e acompanhamento dos peregrinos, que respeitando as regras de segurança, podem regressar sem outros constrangimentos”, informou hoje o Santuário, acrescentando que “Levanta-te! És testemunha do que viste” é a frase que animará o próximo ano pastoral naquele templo mariano.

O novo ano pastoral é o segundo do triénio 2020-2023, que tem como tema genérico “Como Maria, portadores da alegria e do amor”.

“A partir deste núcleo temático da experiência do encontro com Deus emergem várias abordagens que serão propostas ao longo do ano: o encontro com Deus como fonte do testemunho e da missão, a mensagem de Fátima como apelo de orientação do coração para Deus, o Santuário como lugar de experiência do encontro com Deus, Fátima na história do mundo como acontecimento iluminador do mundo e da história e a peregrinação a Fátima como experiência pessoal e comunitária”, sublinha a informação hoje disponibilizada pelo Santuário.

A jornada de abertura no dia 27 de novembro, sábado, inicia-se às 15:00, no recinto de oração, com a inauguração de murais alusivos ao centenário do jornal Voz da Fátima, prosseguindo às 15:30, no Centro Pastoral de Paulo VI, com a apresentação do novo ano pastoral pelo reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas, enquanto a apresentação do tema será feita por Cátia Tuna, historiadora e teóloga. O cardeal António Marto, bispo de Leiria-Fátima, encerrará os trabalhos, que serão transmitidos em direto na página do Santuário na Internet e nas suas redes sociais.

Antecipando o programa de atividades para o novo ano pastoral, o Santuário aponta os cinco Encontros na Basílica ao domingo à tarde, de janeiro a novembro, e as comemorações do centenário do jornal Voz da Fátima – que passarão por uma jornada de comunicação, a publicação de um estudo científico sobre o jornal e um apontamento museológico no NewsMuseum, em Sintra.

“Prosseguem igualmente os retiros e momentos de aprofundamento da espiritualidade de Fátima, promovidos pela Escola do Santuário, e também as atividades do Departamento de Estudo, de onde sobressai a realização do Curso de Verão. O curso da mensagem de Fátima também regressará no final do ano e, do ponto de vista cultural, realizar-se-ão vários eventos para assinalar a vivência dos diferentes tempos litúrgicos”, adianta.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.