Um livro de Guilherme Piló, intitulado “Homens sem coração”, vai ser apresentado pelo autor, no próximo sábado, na Biblioteca Municipal da Nazaré.
Editado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, este livro é um relato autobiográfico de memórias do autor que, desde os 17 anos, se dedicou à pesca do bacalhau à linha.
Nascido na Nazaré, em 1942, na Nazaré, Guilherme Piló Sales iniciou a vida no mar aos 12 anos, na pesca à faneca e aos congros, com linha de mão e arcos.
Seguindo a tradição dos antepassados pescadores da Nazaré, foi, pela primeira vez, ao bacalhau com dezassete anos de idade, em 1960, seguindo-se sete campanhas como pescador à linha “nos pequenos barcos dóri, nas águas tempestuosas dos Grandes Bancos da Terra Nova e da Gronelândia, na designada Faina Maior, a Epopeia do Bacalhau, um dos episódios mais esquecidos e mais notáveis da história marítima portuguesa”, refere uma nota de imprensa da Câmara da Nazaré.
A obra relata “as memórias marcantes desses tempos, dessas viagens e dessas fainas de extrema dureza, cheias de perigos e de privações”, na pesca do bacalhau à linha, onde, segundo ao autor “era preciso ir ao limite ou mesmo ultrapassá-lo”.
A apresentação do livro terá início às 16:00, no auditório da biblioteca da Nazaré e tem o apoio e a colaboração da Fundação Francisco Manuel dos Santos.