Gonçalo Inácio e Vítor Oliveira estreiam-se em convocatórias dos sub-21

Data:

O defesa Gonçalo Inácio e o avançado Vítor Oliveira são as novidades na convocatória da seleção portuguesa de futebol de sub-21, anunciada hoje, para o duplo compromisso com Chipre, de apuramento para o Europeu de 2023.

O selecionador Rui Jorge promoveu a estreia nos convocados, neste escalão, do defesa do Sporting e do dianteiro do Sporting de Braga, nos lugares de Tomás Araújo (Benfica), por opção técnica, e do lesionado Tiago Tomás (Sporting), respetivamente.

A equipa das ‘quinas’ lidera o grupo 4 da fase de qualificação, contando por vitórias os três jogos realizados, frente à Bielorrússia (1-0) e Liechtenstein (11-0), em casa, e Islândia (1-0), fora, ainda sem qualquer golo sofrido (13-0).

Rui Jorge mostrou-se satisfeito com o rendimento dos jogadores lusos, mas lembrou que a qualificação ainda se encontra “numa fase precoce”, tendo agora dois encontros com Chipre, terceiro classificado do agrupamento, com sete pontos, a um da Grécia, segunda, com oito, e que também ainda não sofreu qualquer golo (12-0).

“O Chipre teve dois jogos contra o Liechtenstein, que é um ‘outsider’. Parece-nos uma boa equipa, com qualidade individual e na relação dos jogadores com a bola. Fez um bom jogo contra a Grécia também e era importante para nós amealhar pontos. Dizer que [o Chipre] fica arredado é precoce, mas ficaremos mais à vontade se conseguirmos duas vitórias”, afirmou, em conferência de imprensa, na Cidade do Futebol, em Oeiras.

Partindo para a dupla jornada com “as mesmas expectativas de sempre”, assentes na realização de “um bom jogo” e em “demonstrar a qualidade dos jogadores e enquanto equipa”, para poder obter “um bom resultado” e prosseguir a senda triunfal no grupo.

Sobre a estreia de Gonçalo Inácio, habitual titular no Sporting e já com experiência de Liga dos Campeões, Rui Jorge considerou que o jovem grupo está “a jogar a um nível que antes não acontecia nos sub-21”, numa realidade “completamente diferente”.

“Quanto melhor e mais exigente forem os contextos em que estão inseridos, melhor. Só temos de ficar satisfeitos e aguardamos para ver se o Gonçalo Inácio vem motivado. Tenho as melhores impressões dele”, expressou o selecionador, de 48 anos.

A possibilidade de jogadores sub-21 virem a ser chamados para a seleção principal, como já aconteceu por diversas vezes, é encarada por Rui Jorge com naturalidade: “Qualquer jogador que tenha uma oportunidade acima abrirá espaço a que outro tenha oportunidade no espaço sub-21. Prioridade máxima à nossa seleção principal”.

A comitiva concentra-se em Lagos, no Algarve, na segunda-feira, deslocando-se ao Chipre em 12 de novembro, numa partida agendada para as 16:00 (horas de Lisboa), recebendo a formação cipriota em 16 de novembro, no Estádio de São Luís, em Faro.

Os nove vencedores dos grupos da fase de qualificação e o melhor segundo classificado (sem contar os resultados contra as equipas no sexto lugar) qualificam-se diretamente para a fase final, juntando-se às anfitriãs Geórgia e Roménia.

Os oito restantes segundos classificados irão disputar as quatro vagas remanescentes, em ‘play-off’ a realizar em setembro de 2022.

Lista dos 23 convocados:

– Guarda-redes: Celton Biai (Vitória de Guimarães), João Gonçalves (Boavista) e Gonçalo Tabuaço (Estrela da Amadora).

– Defesas: Eduardo Quaresma (Tondela), Gonçalo Inácio (Sporting), João Mário (FC Porto), Nuno Tavares (Arsenal, Ing), Tiago Djaló (Lille, Fra), Tiago Araújo (Arouca) e Tomás Tavares (Basileia, Sui).

– Médios: Afonso Sousa (Belenenses SAD), André Almeida (Vitória de Guimarães), Fábio Vieira (FC Porto), Paulo Bernardo (Benfica), Tiago Dantas (Tondela), Tomás Händel (Vitória de Guimarães) e Vítor Ferreira (FC Porto).

– Avançados: Fábio Silva (Wolverhampton, Ing), Francisco Conceição (FC Porto), Gonçalo Ramos (Benfica), Gonçalo Borges (FC Porto), Henrique Araújo (Benfica) e Vítor Oliveira (Sporting de Braga).

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.