• Atualidade
  • Pelo Mundo
    • Portugueses no Mundo
    • Lusofonia
    • Internacional
  • Pelo país
  • Desporto
    • Futebol
    • Seleções
      • Euro2020
    • Modalidades
  • Empresas & Mercados
  • Turismo
  • Cultura
    • Música
  • Ciência
  • Saúde
  • Entretenimento
    • Famosos
    • TV
    • Games
  • Opinião
  • Follow us
    • Facebook
    • Youtube
    • Instagram
Mundo Português
  • 31 Março, 2023
  • Contactos
  • Quem Somos
Mundo Português

Lisboa, Portugal

31 Março, 2023
  • Atualidade
  • Pelo Mundo
    • Portugueses no Mundo
    • Lusofonia
    • Internacional
  • Pelo país
  • Desporto
    • Futebol
    • Seleções
      • Euro2020
    • Modalidades
  • Empresas & Mercados
  • Turismo
  • Cultura
    • Música
  • Ciência
  • Saúde
  • Entretenimento
    • Famosos
    • TV
    • Games
  • Opinião
Home
Turismo

Cristiano Ronaldo tem impacto positivo no turismo da Madeira

2 Novembro, 2021 Turismo
Facebook Twitter E-mail
Cristiano Ronaldo tem impacto positivo no turismo da Madeira

A notoriedade de Cristiano Ronaldo tem impacto positivo no turismo da Madeira e há uma relação entre as publicações do futebolista nas redes sociais e os prémios internacionais conquistados pela ilha, assinala um estudo hoje divulgado.

O trabalho, elaborado por investigadores do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), hoje disponibilizado à agência Lusa, lembra ainda que a Ilha da Madeira “foi eleita consecutivamente” como “Melhor destino Insular da Europa” entre 2013 e 2021 (apenas com a exceção de 2015) e, cumulativamente, “Melhor Destino Insular do Mundo” entre 2015 e 2020.

“A notoriedade de Cristiano Ronaldo influencia toda uma cadeia de atitudes, reações e comportamentos pessoais e sociais com impacto positivo no turismo da Madeira”, refere o estudo, da autoria de Cláudia Seabra e Pedro Vaz Serra.

Para concluir que “existe uma relação entre as publicações do jogador nas suas redes sociais e os prémios internacionais conquistados pela ilha atlântica no âmbito dos World Travel Awards (WTA)”, os investigadores analisaram, numa primeira fase, as publicações do internacional português no Instagram, Facebook, Twitter e Google, entre 2013 e 2019.

“Apurou-se que o período de tempo em que os prémios foram atribuídos ao destino Madeira coincide com um aumento significativo do número de seguidores do CR7 [sigla pela qual Ronaldo é conhecido] – 114 milhões em 2013 para 401 milhões em 2019”.

Também as “interações das publicações” do atual jogador do Manchester United – entre visualizações, ‘gostos’, comentários e partilhas – aumentaram mais de 48 vezes entre 2014 e 2019, passando de quase cinco milhões para 232 milhões.

Numa segunda fase, o estudo “pretendeu avaliar as imagens cognitiva, afetiva e espontânea da Ilha da Madeira” com base num inquérito a quase 500 pessoas, no qual se questionou como é que Cristiano Ronaldo “influenciava a imagem da sua ilha de origem e porquê”.

De acordo com as conclusões do estudo, a maioria dos inquiridos considerou que Ronaldo “influencia positivamente a imagem da Madeira, pela sua elevada notoriedade mundial, capacidade de influência e também pelo facto de ter nascido na ilha”.

“Por outro lado, os resultados indicam que os atributos naturais da Ilha da Madeira prevalecem sobre quaisquer outros, constituindo fatores de diferenciação positivos”, adianta.

Cláudia Seabra e Pedro Vaz Serra sustentam, no documento, que o estatuto de Cristiano Ronaldo “como influenciador digital é unânime” e que os chamados ‘Óscares do Turismo’ que a Madeira tem vindo a obter consecutivamente “vão muito para além” daquilo que a ilha atlântica “representa em termos de destino turístico”.

“Por isso, será legítimo questionar se existe um fator externo que influencia a imagem da ilha e induz a votação expressiva para aqueles prémios. Os dados empíricos e a análise comparativa realizada suportam a associação de fenómenos entre Cristiano Ronaldo e a cronologia temporal dos prémios da Madeira”, esclarecem.

Os investigadores apontam ainda a “relevância das redes sociais como veículos de apoio a campanhas e ações de marketing multiescala e o potencial da relação entre influenciadores digitais e a promoção de destinos turísticos”.

Defendem, desse modo, que “figuras mediáticas portuguesas devem ser ‘aliciadas’ e motivadas pelas autoridades portuguesas para promoverem internacionalmente” Portugal como destino turístico.

Por outro lado, os autores concluem que “a imagem cognitiva e afetiva da Madeira sugere a necessidade de trabalhar alguns aspetos, como a atratividade dos espaços de entretenimento e melhor promoção dos monumentos”.

“A Ilha é percebida como um destino menos vibrante, indicando que há um caminho a percorrer, nomeadamente na captação de segmentos jovens, que se identificam mais com eventos e atividades de lazer”, adiantam.

Segundo a FLUC, o estudo de Cláudia Seabra e Pedro Vaz Serra foi agora publicado no livro “Advanced Research in Technologies, Information, Innovation and Sustainability”, da editora Springer, com o título, “Digital Influencers and Tourist Destinations: Cristiano Ronaldo and Madeira Island, from Promotion to Impact”.

  • Tags
  • Cristiano Ronaldo
  • madeira
  • turismo
Notícias Recomendadas
Douro apresenta candidatura conjunta a Cidade Europeia do Vinho 2023
Agro-Alimentar SISAB

Douro apresenta candidatura conjunta a Cidade Europeia do Vinho 2023

1 Junho, 2022
Portos da Madeira lançam primeira campanha digital internacional
Agro-Alimentar SISAB

Portos da Madeira lançam primeira campanha digital internacional

26 Abril, 2022
Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira cria redes sociais para promover vinhos da região
Agro-Alimentar SISAB

Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira cria redes sociais para promover vinhos da região

2 Abril, 2022
Porto de Lisboa recebeu 115.984 passageiros de cruzeiro em 2021
Turismo

Porto de Lisboa recebeu 115.984 passageiros de cruzeiro em 2021

31 Janeiro, 2022
Madeira termina com testagem massiva e desativa centros nos aeroportos
Atualidade

Madeira termina com testagem massiva e desativa centros nos aeroportos

31 Janeiro, 2022
Comercialização de banana produzida na Madeira diminuiu 4,8% em 2021
Agro-Alimentar SISAB

Comercialização de banana produzida na Madeira diminuiu 4,8% em 2021

28 Janeiro, 2022
Governo da Madeira reúne-se segunda-feira para aligeirar medidas
Atualidade

Governo da Madeira reúne-se segunda-feira para aligeirar medidas

27 Janeiro, 2022
Alojamento local pede reforço de apoios após "mês dramático" de dezembro
Economia

Alojamento local pede reforço de apoios após "mês dramático" de dezembro

7 Janeiro, 2022
Navio NRP António Enes vai realizar missões patrulha e vigilância na região
Atualidade

Navio NRP António Enes vai realizar missões patrulha e vigilância na região

6 Janeiro, 2022
Últimas Notícias
28 Jun 12:58
Agro-Alimentar SISAB

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

28 Jun 12:08
Agro-Alimentar SISAB

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

23 Jun 21:28
Agro-Alimentar SISAB

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

22 Jun 20:52
Agro-Alimentar SISAB

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

16 Jun 23:21
Agro-Alimentar SISAB

Queijaria Vale da Estrela renova a mais exigente certificação alimentar

15 Jun 23:22
Agro-Alimentar SISAB

Região do Douro escolhida para Cidade Europeia do Vinho 2023

8 Jun 23:58
Agro-Alimentar SISAB

Rui Nabeiro evoca dificuldades da infância no doutoramento ‘honoris causa’

7 Jun 19:28
Agro-Alimentar SISAB

Autarcas de Monção e Melgaço apelam a debate sobre Denominação de Origem para Alvarinho

Portugal na EXPO DUBAI
COMPRE JÁ
  • Cachecol de Portugal €12.00 €10.00
Opinião

Crónica de Joaquim Vitorino

COVID-19: AS NOVAS MEDIDAS EM VIGOR DESDE 25 DE DEZEMBRO

Novas medidas para conter a pandemia de convid-19 entraram às 00:00 do dia 25 de dezembro, face à ameaça da nova variante Ómicron do vírus SARS-CoV-2, que pode ser responsável por cerca de 90% das infeções no final do ano.

O poder (esquecido) da emigração portuguesa pelo mundo

Cristina Andrade Correia

Torres Novas por António Vale
Certificado Digital COVID-19: o que é e como se obtém
Um elemento da Guarda Nacional Republicana (GNR) vê o certificado digital covid-19 de um condutor, durante a operação de fiscalização no âmbito das novas medidas covid-19 para a Área Metropolitana de Lisboa (AML), nas portagens de Alverca, em Alverca, 25 de junho de 2021. RODRIGO ANTUNES/LUSA
Notícias Populares
Compal lança nova gama Vital Bom Dia!
Agro-Alimentar SISAB

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

28 Junho, 2022 238
Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas
Agro-Alimentar SISAB

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

28 Junho, 202226
Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano
Agro-Alimentar SISAB

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

23 Junho, 202218
Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%
Agro-Alimentar SISAB

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

22 Junho, 202216
Queijaria Vale da Estrela renova a mais exigente certificação alimentar
Agro-Alimentar SISAB

Queijaria Vale da Estrela renova a mais exigente certificação alimentar

16 Junho, 202221
Faça já a sua encomenda
  • Fátima e o Mundo - Volume 1 - A História (DVD-Vídeo) Fátima e o Mundo - Volume 1 - A História (DVD-Vídeo) €15.00 €12.00
Massacre de Santa Cruz, 30 anos depois

Ângelo Ferreira

Edição em papel
Mundo Português
Siga-nos no facebook

MP facebook

Covid-19: lavar frequentemente as mãos é uma das melhores proteções

Covid-19

Receba as nossas notícias no seu email

     

    Morada: AV. ELIAS GARCIA 57 – 7º
    1049-017 LISBOA – PORTUGAL
    Telefone: (+351) 21 79 576 70
    Email: redaccao@mundoportugues.pt

    NEWSLETTER:

       

      FICHA TÉCNICA 

      Redes Sociais
      Follow
      Subscribe to notifications
      Copyright © 2021 Mundo Português | Estatuto editorial | Lei da transparência | Politica de Privacidade | Termos e Condições