Novo cônsul de Portugal na Califórnia reforça capacidade de resposta pós-pandemia

Data:

O novo cônsul-geral de Portugal na Califórnia, Pedro Pinto, apontou como prioridade o reforço dos recursos do consulado em São Francisco, para resolver os atrasos nos serviços consulares gerados durante a pandemia de covid-19.

“Para fazermos face ao acumulado de pedidos dos portugueses que aqui vivem, tomámos algumas medidas para ter maior capacidade de resposta”, disse o novo cônsul-geral, em entrevista à Lusa. “Duplicámos as marcações, aumentámos as visitas consulares aos principais polos da comunidade portuguesa na Califórnia, e com isso esperamos, dentro de alguns meses, conseguir estar em velocidade cruzeiro”, indicou.

As dificuldades de acesso a atos consulares durante a pandemia de covid-19 geraram reclamações na comunidade, com algumas organizações, incluindo o Conselho de Liderança Luso-Americano (PALCUS), a apelarem ao gabinete da secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, que tomasse medidas.

Pedro Pinto, que substitui Maria João Lopes-Cardoso na posição de cônsul-geral, iniciou o seu mandato com um périplo pelas principais zonas de concentração de portugueses e luso-americanos na Califórnia, onde há uma estimativa de 350 mil pessoas de origem portuguesa.

“É ainda mais impressionante do que tinha noção a dimensão, a história e a relevância atual da comunidade portuguesa”, frisou o cônsul, sublinhando que a Califórnia “é o estado que tem mais portugueses” nos Estados Unidos.

Além da recuperação no ritmo dos serviços consulares, Pedro Pinto indicou que outras áreas de foco serão a promoção da língua e da cultura portuguesas e ainda dos interesses económicos de Portugal, “seja a atração de investimento direto estrangeiro da Califórnia para Portugal, seja a promoção das exportações portuguesas para a Califórnia”.

Esta promoção é feita em coordenação com a equipa da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal – que está integrada no consulado de São Francisco.

“Há investimento relevante oriundo da costa oeste em Portugal, em setores tão diversificados como a biotecnologia e a produção de amêndoas”, referiu o cônsul. “Há também interesse dos portugueses na Califórnia”, continuou, frisando que há várias oportunidades a apresentarem-se.

“Esse grande interesse que sentimos da parte dos californianos dá uma margem de progressão que temos de saber aproveitar”, considerou.

Embora ressalvando que este é um mercado “muito competitivo” e nada fácil, Pedro Pinto falou de um enorme potencial.

“Não é um mercado onde se meta o pé para medir a temperatura. A distância e vários outros fatores fazem com que seja exigível uma ação estratégica”, indicou. No entanto, “quando se tem sucesso aqui isso é muito promissor. Em Silicon Valley é onde se está a escrever o futuro. Conseguir ter sucesso aqui abre portas para um potencial de crescimento muito grande”.

O diplomata sublinhou, nesse âmbito, a importância do voo direto da TAP entre São Francisco e Lisboa, que aproxima os dois mercados. “É uma grande mais-valia para promovermos o turismo, e com as pessoas vêm as oportunidades e vêm os negócios”, afirmou.

Além disso, “há muitos americanos que consideram Portugal como o ‘new office’”, disse, referindo que a explosão do trabalho remoto em virtude da pandemia de covid-19 aumentou a atratividade do país para relocalização de estrangeiros. “Portugal é um sítio que oferece condições excecionais para essas pessoas que têm maior mobilidade”.

Do outro lado, Pedro Pinto realçou o sucesso que os emigrantes portugueses têm tido na Califórnia e o seu impacto no estado. “Em Portugal, muitas pessoas não têm noção da dimensão e da relevância da comunidade portuguesa na costa oeste, e aqui os americanos também não têm consciência da relevância dos portugueses nesta região”, disse.

“Conseguem conjugar, por um lado, uma integração muito boa, e ao mesmo tempo mantêm muito viva a ligação a Portugal”, disse, referindo ainda o facto de haver três congressistas lusodescendentes que são eleitos na Califórnia: Jim Costa, David Valadão e Devin Nunes.

Com uma longa carreira na diplomacia portuguesa, Pedro Pinto estava colocado na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia (REPER), em Bruxelas, antes de ser nomeado cônsul-geral de Portugal na Califórnia.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.