Pandemia leva congresso em Fátima a debater espiritualidade em tempos de crise

Data:

O momento “crítico” que a humanidade está a viver pelos efeitos da pandemia vai estar no centro do Congresso “Espiritualidade em tempos de crise”, que cinco congregações religiosas promovem em Fátima a partir de sexta-feira.

 “A humanidade inteira está a viver um momento crítico da sua história recente. As múltiplas consequências da pandemia afetaram de tal modo todos os âmbitos da vida que alteraram significativamente o mundo tal qual o conhecíamos”, referem a Ordem do Carmo, a Ordem dos Carmelitas Descalços, a Companhia de Santa Teresa, as Carmelitas Missionárias e a Instituição Teresiana na informação sobre o congresso, acrescentando que “a espiritualidade não se ocupa de uma realidade à parte da vida quotidiana e, por isso, é chamada a propor uma leitura crente de cada circunstância da vida”.

Neste congresso, que decorrerá de sexta-feira a domingo, na Domus Carmeli, em Fátima, o objetivo é “refletir sobre a espiritualidade em tempos de crise”.

“Dado que esta hora da história não se enfrenta somente com respostas teóricas, queremos deixar-nos iluminar pela experiência exemplar de quem viveu outras crises e conhecer as propostas de quem responde à atual crise desde a fé. Conscientes de que a resposta cristã se depara com a complexidade da vida, pretendemos escutar aqueles saberes humanos que nos permitem ler os impactos e as oportunidades destes tempos a nível pessoal, familiar e comunitário”, sublinham.

“Crises como oportunidades”, por Graça Franco, “O ser humano em crise no drama de Job”, “Gerir a crise, inspirados na Família de Nazaré”, “Economia e espiritualidade”, “A construção da fraternidade universal”, “O cuidado intergeracional”, “Saídas para a crise pessoal e familiar”, “A comunidade cristã diante da crise: da herança à proposta” e “O exercício da esperança em Noite Escura” serão os temas em debate ao longo dos três dias.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.