Câmara de Ponta Delgada recebe “primeira planta biotecnológica do mundo” de empresa local

Data:

A empresa de investigação biotecnológica Algicel ofereceu à Câmara de Ponta Delgada “a primeira planta biotecnológica do mundo” criada “numa unidade piloto e concebida em dois meses, resultante da combinação de duas tecnologias”.

Numa nota enviada às redações pela autarquia, a Câmara de Ponta Delgada explica que a planta foi “criada na unidade piloto situada no Parque Industrial dos Portões Vermelhos”, na ilha de São Miguel, e “foi concebida em dois meses”, através “da combinação de duas tecnologias, painel solar e fotobioreactor inoculado com microalgas”.

A planta “captura energia solar, faz fotossíntese, sequestra CO2 e liberta oxigénio”, especifica a autarquia.

A oferta foi feita durante uma visita da presidente cessante da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Maria José Lemos Duarte, à unidade piloto, à escala industrial, para o cultivo de microalgas em fotobioreactores fechados.

No espaço é produzida a microalga de água doce “aematococcus pluvialis”, com o objetivo de extrair a substância asta-xantina, “dotada de propriedades preventivas e/ou tratamento de diversas situações de âmbito da saúde humana”, adianta a nota.

Esta substância detém, em particular, “a propriedade de ser o antioxidante mais potente que existe, quer na natureza, quer artificial”, acrescenta.

A autarca de Ponta Delgada, citada na nota, realçou “o espírito empreendedor dos investidores Maria Helena Pereira da Silva, Luís Filipe Teves e Gonçalo Mota e o facto de este ser um projeto que atesta a riqueza dos Açores e de São Miguel, que não se esgota na natureza”.

A empresa dispõe do Centro de Interpretação das Microalgas, onde os visitantes podem fazer uma preparação microscópica e uma visita guiada.

Fotografia CM Ponta Delgada

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.