Novo consulado de Toulouse terá reforço de funcionários até ao fim do ano

Data:

O vice-consulado de Toulouse vai ser requalificado como consulado e terá reforço de dois funcionários até ao final do ano, revelou a secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, que visitou a cidade francesa.

Novo consulado de Toulouse terá reforço de funcionários até ao fim do ano“[A comunidade portuguesa em Toulouse] é uma comunidade grande, de mais de 60 mil pessoas. E é uma comunidade que precisa de um reforço dos serviços consulares. Por outro lado, vamos ter aqui um cônsul de carreira que fará uma ligação às autoridades locais e poderá desenvolver essa área, já que Toulouse é um polo importante da aeronáutica e no ensino superior”, afirmou Berta Nunes, em declarações à Lusa.

A requalificação do atual consulado foi anunciada em junho e Berta Nunes declarou que essa mudança vai também levar a um reforço da equipa consular que serve a região da Occitânia, no Sul de França.

“Iremos reforçar a equipa do atual vice-consulado, que é pequena. Esperamos ainda este ano o concurso de pessoal”, indicou.

A atual equipa tem atualmente três funcionários consulares e deverá passar a cinco, passando ainda a haver um cônsul nesta região.

Além de uma visita às instalações do vice-consulado, a deslocação de Berta Nunes a Toulouse serviu também para inaugurar a delegação da Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa na região. A governante esteve ainda com empresários da comunidade portuguesa ligados ao setor da distribuição alimentar e veículos pesados.

Berta Nunes reuniu-se com as autoridades municipais de Toulouse, onde a comunidade portuguesa é bem vista.

“Eles estão bastante sensíveis em relação à comunidade portuguesa, que está bem integrada e que tem dado um contributo importante”, declarou a secretária de Estado.

Berta Nunes revelou ainda estar a acompanhar de perto a situação das associações portuguesas em França, já que muitas estiveram completamente sem atividade durante os últimos 18 meses, começando agora a reabrir e a voltar às suas atividades.

“O movimento associativo está a sair de uma crise com a covid-19 e temos de acompanhar essa saída, ver o impacto e o que vai acontecer”, concluiu Berta Nunes.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.