Vila do Conde recebe congresso de instituições ligadas às rotas de peregrinação

Data:

O concelho de Vila do Conde, no distrito do Porto, recebe a partir desta quinta-feira um congresso internacional de várias instituições culturais ligadas aos fluxos de peregrinação religiosa, nomeadamente o Caminho de Santiago de Compostela.

A iniciativa, que decorre até sábado, na cidade vila-condense, surge no âmbito do ‘Projeto rurAllure’, que congrega uma rede de instituições culturais, como museus, bibliotecas, patrimónios naturais ou associações civis, criada para beneficiar do fluxo de pessoas nas rotas de peregrinação, sobretudo nos meios rurais.

O congresso, subordinado ao tema “promoção do património cultural e dos museus em contexto rural”, terá lugar no teatro municipal de Vila do Conde, e contará com mais de duas dezenas de palestrantes em intervenções e mesas de debate, numa iniciativa que pretende aproximar os peregrinos da história e do património dos territórios por eles atravessados.

Nas intervenções irão participar representantes de universidades, autarcas, agentes culturais e empresários portugueses, mas também de países como Espanha, Brasil ou Argentina.

Segundo a organização do evento, “o congresso tem como objetivo analisar o recurso às atuais tecnologias da informação, no sentido de promover a ligação entre o território e os viajantes que, anualmente, o atravessam, seja no cumprimento das rotas de peregrinação europeia, seja na livre circulação, potenciando uma experiência em torno do património, e de modo particular do património literário e artístico”.

Recorde-se que o município de Vila do Conde integra a rota portuguesa dos Caminhos de Santiago, recebendo anualmente milhares de peregrinos de todo mundo que percorrerem essa ligação turística e espiritual.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.