General português passa comando da missão europeia à França

Data:

O brigadeiro-general português Paulo Neves de Abreu entregou o comando da Missão de Treino da União Europeia na República Centro-Africana (EUTM-RCA) ao general francês Jacques de Montgros, numa cerimónia com o ministro da Defesa.

A cerimónia, com o ministro João Gomes Cravinho, os Chefes do Estado-Maior-General das Forças Armadas, almirante Silva Ribeiro, e do Exército, general Nunes da Fonseca, decorreu no Campo Moana/M’Poko, em Bangui, de acordo com um comunicado do Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) divulgado.

Estiveram ainda presentes o Presidente da República, Faustin-Archange Touadéra, o primeiro-ministro, Henri-Marie Dondra, e o ministro da Defesa, Claude Rameaux.

Portugal comandou esta missão no último ano com um contingente de 61 militares pertencentes aos três ramos da Forças Armadas e que incluiu seis militares brasileiros.

A partir de agora, o número de militares portugueses será ajustado para 20, acrescenta o comunicado.

A RCA caiu no caos e na violência em 2013, depois do derrube do ex-Presidente François Bozizé por grupos armados juntos na Séléka, o que suscitou a oposição de outras milícias, agrupadas sob a designação anti-Balaka.

Desde então, o território centro-africano tem sido palco de confrontos comunitários entre estes grupos, que obrigaram quase um quarto dos 4,7 milhões de habitantes da RCA a abandonarem as suas casas.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.