Associação Internacional dos Lusodescendentes abre delegação em França para ser “ponte” na comunidade

Data:

A Associação Internacional dos Lusodescendentes, com sede em Lisboa, vai abrir na quinta-feira a primeira delegação em França, onde se localiza a maior comunidade portuguesa no mundo, tendo previstas mais aberturas noutros países até final de 2021.

“Queremos servir de ponte para as diferentes comunidades portuguesas nos vários países. […] Temos portugueses em todos os cantos, mas não há um espírito de cidadão do Mundo. Não tiramos proveito da nossa presença no Mundo e não interagimos entre comunidades e queremos facilitar esse contacto e mobilidade”, disse Philippe Fernandes, presidente da associação, em declarações à agência Lusa.

A Associação Internacional dos Lusodescendentes (AILD) foi criada no início de 2020 e tem entre os seus fundadores lusodescendentes das principais comunidades portuguesas pelo mundo, editando mensalmente uma revista virtual, a revista “Descendências”.

De forma a avançar com a conceptualização desta associação, a organização que está sediada em Lisboa, vai lançar agora diversas delegações para criar o espírito de rede que preconiza, terminando com o “espírito de capela” que tem existido até agora, segundo a AILD.

“O que não falta são associações portuguesas pelo mundo, há imensas, mas normalmente são geridas pela primeira vaga de emigração, se calhar a terceira geração já não vai tomar conta dessas associações. E os portugueses têm um pouco um espírito de capela, enquanto se devia alargar horizontes”, defendeu Philippe Fernandes.

A abertura da primeira delegação vai acontecer no Consulado Geral de Paris e, até ao final do ano, a associação promete abrir pelo menos uma delegação por mês em diferentes países onde existem grandes comunidades portuguesas.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.