A Associação dos Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã (APFTFB) lança na quinta-feira o projeto “Fumeiro e Presunto de Montalegre – Qualificar, diferenciar e Posicionar”, que junta cerca de 70 produtores e visa a valorização destes produtos.
O novo projeto, anunciado hoje pela Câmara de Montalegre em comunicado, pretende trabalhar “diretamente com os produtores, capacitando-os e incentivando-os para a promoção e diferenciação” do fumeiro e presunto produzidos neste concelho do distrito de Vila Real.
Vai prolongar-se até fevereiro de 2023, tem um investimento previsto de cerca de 245 mil euros e decorre de uma candidatura aprovada ao Sistema de Incentivos às Ações Coletivas, do Norte 2020.
O objetivo, segundo foi explicado, é apostar na tradição e incentivar os produtores a uma maior especialização técnica, qualificação, bem como a uma maior aposta na comercialização e comunicação.
O projeto divide-se em três ações centrais, sendo que na primeira serão dinamizadas “ações de capacitação individuais aos produtores que visam sensibilizar e qualificar para as vantagens e oportunidades da implementação da certificação Indicação Geográfica Protegida (IGP)”.
A segunda ação tem como objetivo a valorização do fumeiro e presunto de Montalegre e, para o efeito, serão realizadas ações de capacitação conjuntas para sensibilização e informação dos produtores, nas quais serão abordados temas como fatores de produção animal e transformação, embalagem, acondicionamento e marketing do produto, tendências tecnológicas adaptáveis à produção tradicional de presunto e fumeiro e posicionamento dos produtos no mercado.
De acordo com o comunicado, estão ainda previstas visitas técnicas a entidades e empresas de referência que permitirão aos produtores ver ‘in loco’ um conjunto de boas práticas e tecnologias que os ajudem a melhorar e inovar nos seus processos e produtos.
Na terceira ação estão previstas iniciativas para “reforçar o posicionamento destes produtos no país”, nomeadamente a presença em feiras nacionais e um reforço na promoção digital.
Entre estas iniciativas inclui-se a campanha “Fumeiro e Presunto sobre Rodas” que irá decorrer nos locais turísticos e emblemáticos da cidade do Porto, com o objetivo de dar a conhecer a “singularidade dos produtos e do seu processo de fabrico tradicional junto de potenciais consumidores urbanos”.
A autarquia explicou que este projeto dá continuidade ao “Fumeiro de Montalegre – Cooperar para Competir e Desenvolver”, que decorreu entre fevereiro de 2017 e julho de 2019 e que teve como pilares principais a capacitação e a promoção, e no âmbito do qual foi criado um manual de boas práticas.
Paralelamente, foi promovida a marca “Fumeiro de Montalegre” que procurou destacar a “singularidade e autenticidade destes produtos”.
Na quinta-feira, em Montalegre, decorre a primeira sessão de capacitação, na qual vão marcar presença o presidente da Câmara de Montalegre, Orlando Alves, e o presidente da APFTFB, Boaventura Moura.
Será também apresentada a proposta da versão 2021/2022 da plataforma de venda ‘online’ de fumeiro de Montalegre, cuja primeira versão foi lançada em dezembro de 2020 em consequência da pandemia de covid-19 e com o objetivo de facilitar o escoamento deste produto.