Comunidade portuguesa de LA celebra santos populares com procissão e sardinhas

Data:

O D.E.S. Portuguese Hall de Artesia foi fundado por emigrantes açorianos em 1927 e a comunidade nesta área, que fica a cerca de 40 quilómetros da baixa de Los Angeles, é composta por alguns milhares de luso-americanos, muitos dos quais de primeira geração. A comunidade portuguesa de Artesia, no condado de Los Angeles, começa hoje uma festa de três dias para celebrar os santos populares, com sardinhas, bailes e procissões.

A Festa dos Santos Populares, que tinha sido cancelada no ano passado por causa da pandemia de covid-19, vai decorrer até domingo no espaço do salão Artesia Divino Espírito Santo (D.E.S.), reunindo uma comunidade portuguesa que é maioritariamente oriunda dos Açores.

“O destaque é o tradicional jantar com sardinhas, batata e lombinhos de porco”, disse à Lusa Isadora Anselmo, membro da direção do Artesia D.E.S.

A responsável referiu que este ano não vai haver marchas, como acontecia em anos anteriores, mas haverá uma procissão com as imagens de Santo António e São João.

Esta Festa junta as celebrações dos dois santos, que anteriormente aconteciam em momentos diferentes e mais cedo no verão, e incluirá ainda um concerto das bandas filarmónicas do Artesia D.E.S., Chino D.E.S., escolas secundárias de Cerritos e Gahr e escola preparatória de Terzlaff.

Também haverá uma vacada na praça de touros do salão, a atuação do grupo juvenil do Luso América de Artesia e bailes com o DJ Casa Portuguesa e o artista Chico Ávila.

“Normalmente aos sábados junta-se muita gente e o jantar de sardinhas é feito na rua”, descreveu a responsável.

A celebração é “importante” para voltar a chamar a comunidade após a pandemia, mas Isadora Anselmo referiu que não são esperados tantos participantes como na Festa do Espírito Santo, que decorreu em julho.

“As pessoas estão com receio, porque houve outra vez muitos casos [de covid] aqui na nossa zona”, explicou a líder comunitária.

Também devido às interrogações sobre como vai evoluir a situação pandémica, a direção do Artesia D.E.S. irá avançar com um jantar de angariação de fundos para o salão que deverá ser em formato “drive-thru”, a 24 de outubro.

Seguir-se-á uma tradicional matança, a 13 de novembro, cujos contornos ainda não foram decididos.

O D.E.S. Portuguese Hall de Artesia foi fundado por emigrantes açorianos em 1927 e a comunidade nesta área, que fica a cerca de 40 quilómetros da baixa de Los Angeles, é composta por alguns milhares de luso-americanos, muitos dos quais de primeira geração.

O D.E.S. Portuguese Hall de Artesia foi fundado por emigrantes açorianos em 1927 e a comunidade nesta área, que fica a cerca de 40 quilómetros da baixa de Los Angeles, é composta por alguns milhares de luso-americanos, muitos dos quais de primeira geração.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.