Chuva inunda salas e obriga a suspender aulas em escola de Beja

Data:

O mau tempo causou hoje inundações em várias salas e obrigou à suspensão das aulas na Escola Básica de Mário Beirão, em Beja, que está sem coberturas em algumas zonas por estar a ser removido amianto do edifício.

Devido às inundações causadas em várias salas pela “chuvada” que se abateu hoje de madrugada sobre a cidade de Beja, “não estão reunidas as condições para o funcionamento da escola”, disse hoje à agência Lusa o vereador da Câmara de Beja Arlindo Morais.

Também não estão reunidas as condições para a escola poder funcionar sem coberturas devido ao mau tempo e por estarem a decorrer operações de retirada de água, limpeza e reparação dos estragos causados, acrescentou.

Por isso, explicou, o município e a direção do Agrupamento de Escolas n.º 2 de Beja, do qual faz parte o estabelecimento de ensino, decidiram suspender hoje e na sexta-feira as atividades letivas de todos os níveis de ensino na Escola Mário Beirão de Beja, ou seja, desde o pré-escolar ao 3.º ciclo.

Nestas condições, “por motivos de segurança, decidiu-se que o melhor e mais seguro seria suspender as atividades letivas” e fechar a escola hoje e na sexta-feira, frisou o autarca.

“As atividades letivas serão retomadas assim que estejam reunidas as condições para o normal funcionamento da escola”, disse, referindo que as partes envolvidas deverão juntar-se no sábado para avaliar se estarão reunidas as condições para reabrir a escola e retomar as aulas na segunda-feira.

Segundo o autarca, após terem sido removidas as coberturas de fibrocimento (amianto), iniciou-se a instalação da nova cobertura em painel ‘sandwich’ e, por isso, há várias zonas do telhado da escola que “estão sem cobertura”.

A empresa que está a efetuar a empreitada de remoção das coberturas de fibrocimento e colocação de novas em painel ‘sandwich’ “não acautelou devidamente o plano de obra” e “foi surpreendida com a chuvada que se abateu sobre a cidade de Beja”, lamentou.

Por isso, a água da chuva entrou nas zonas do edifício da escola que estão sem coberturas e alastrou por várias salas de aula, sobretudo no piso superior, o que provocou inundações, explicou o autarca, estimando que os estragos sejam “só ao nível do teto falso”.

“Mas só nos próximos dias poderemos avaliar melhor os estragos causados”, vincou.

Segundo a Câmara de Beja, no âmbito da empreitada, já foram removidos 3.230 metros quadrados de coberturas de fibrocimento e 220 metros quadrados de claraboias e, atualmente, decorre a instalação da nova cobertura em painel ‘sandwich’, uma operação que está numa fase inicial.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.