Por Beatriz Santos
Após três dias, em que Pesaro foi transformada na capital europeia da Ginástica Aeróbica, Portugal termina o 12º Europeu de Ginástica com uma medalha de prata, um 5º lugar histórico e a participação em oito finais.
Foram dias de completa dedicação e voltados totalmente a modalidade da Ginástica Aeróbica. Com várias coreografias de força ao ritmo vibrante e acelerado, os ginastas portugueses, mais uma vez, mostraram o seu valor e provaram no praticável, do Arena Vertrifrigo, que o assunto é sério. Resultando em oito finais com excelentes classificações a nível europeu e uma medalha de prata.
A prata veio na categoria de Par misto júnior, com Luís Rosas e Tânia Almeida a brilharem e a arrebatarem o 2º lugar no pódio com 20.000 pontos.
Já no escalão sénior, Rui Cansado, após a qualificação inédita, marca sua presença novamente, na final, onde alcançou a melhor classificação de sempre, na categoria de Individual Masculino, com 21.600 pontos.
Já na categoria de Aerodance, as ginastas integrantes do grupo, Beatriz Brandão, Bruna Silva, Carolina Cruz, Carolina Santos, Diana Diogo, Joana Inês Almeida, Joana Matos e Maria Coutinho com 17.000 pontos ficaram em 6º lugar e passaram a integrar a tabela de 2021 dos melhores, na categoria, da europa.
Estes resultados levaram a Diretora Técnica, Sara Luna, em comunicado de imprensa da FGP a afirmar que “pela primeira vez com um Campeonato do Mundo e Campeonato da Europa no mesmo ano, após quase 2 anos sem competições por causa da Pandemia Covid-19, a Ginástica Aeróbica nacional fez história. Com a maior delegação de sempre num Campeonato da Europa, Portugal encerra a sua participação em Pesaro com o sentimento de dever cumprido. Com ginastas cada vez mais fortes, a equipa conquistou 1 medalha de prata e marcou presença ao todo em 8 finais! Excelentes resultados nunca antes alcançados! ” e Sara Luna finalizou com “Um forte agradecimento e congratulação por todo o esforço, trabalho e empenho a todos os ginastas, treinadores, pais e demais envolvidos”.
Os ginastas já regressaram a casa e na mala muita experiência, medalha e a vontade de sonhos mais altos para o próximo semestre.
RESULTADOS DAS FINAIS:
Individual Masculino Júnior
Tomás Amaral – 20.150 pontos (4º lugar)
Individual Feminino Júnior
Tânia Almeida – 19.950 pontos (7º lugar)
Trio Júnior
Tomás Amaral, Leonor Januário e Cláudia Pinheiro – 18.700 pontos (7º lugar)
Grupo Júnior
Cláudia Pinheiro, Lara Faria, Zamy Tomé, Filipa Leite e Neuza Rocha – 18.250 pontos (8º lugar)
Aerodance Júnior
Ana Sofia Loureiro, Francisca Sucena, Gabriela Oliveira, Carolina Balreira, Matilde Silvestre e Mariana Cruz – 16.200 pontos (7º lugar)
Equipa
4º lugar – Júnior
6º lugar – Sénior
Fotografias: FGP/Filippo Tomasi e página facebook FGP