Projeto do Politécnico de Coimbra para controlo da vespa asiática premiado

Data:

O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) venceu o Concurso Poliempreende 2020 com um projeto que apresenta várias soluções para a apicultura, entre as quais um dispositivo para controlo do efeito da vespa asiática.

O projeto, que já tinha vencido a edição regional do concurso, conquistou agora o 1.º lugar da edição nacional Concurso Poliempreende 2020, “a maior rede de promoção do empreendedorismo do ensino superior em Portugal”, anunciou o IPC, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

O projeto, intitulado “Inoapi”, propõe um conjunto de “soluções inovadoras para a indústria da apicultura, entre as quais um dispositivo para o controlo do efeito da vespa asiática na produção do mel, um coletor de pólen e extração de apitoxina (veneno encontrado nos ferrões das abelhas), bem como a criação de uma nova geração de colmeias mais eficientes”, esclareceu o Politécnico de Coimbra.

Segundo o IPC, esta é “a sexta vitória” do Politécnico “em fases finais do Poliempreende, a que se juntam um segundo e um terceiro prémios e um prémio inovação Delta”.

Citado na nota de imprensa, o presidente do IPC, Jorge Conde, considerou que “estes concursos promovidos pela rede de instituições de ensino politécnico são uma mais-valia” para os estudantes e para a ligação que a instituição quer “fortalecer com a comunidade”.

O responsável salientou ainda que o prémio é também a validação da estratégia do IPC de “promoção do empreendedorismo, fortalecendo a missão do INOPOL Academia de Empreendedorismo como unidade orgânica de apoio à formação”.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.