Ex-aluna da UMinho cria t-shirt que atenua os efeitos da menopausa

Data:

Uma ex-aluna da Universidade do Minho (UMinho) criou uma t-shirt que atenua os efeitos da menopausa, graças a um tecido com um revestimento estampado que regula a temperatura corporal da mulher, anunciou aquela academia.

Em comunicado, a UMinho acrescenta que aquela tecnologia evita que a mulher tenha afrontamentos, retenções de líquidos, alterações de humor, insónias e mal-estar.

Após dois anos de testes em laboratório e em contexto real, a tecnologia está agora patenteada, aprovada pelo Infarmed e chega ao mercado.

Citada no comunicado, Filipa Fernandes, formada pela Escola de Engenharia da UMinho, refere que muitas mulheres que testaram a t-shirt se mostraram surpreendidas, dizendo que a sua vida “se tornou mais agradável e confortável”.

A cientista decidiu, entretanto, testar a inovação com mulheres em tratamento para o cancro ou que tinham tido essa doença.

“Funcionou de novo. Algumas senhoras quiseram retirar a medicação habitual para o teste ser total e, no final, não voltaram a precisar de parte dela, por indicação do médico. Não estamos a tratar o cancro, mas estamos claramente a contribuir para uma melhor qualidade de vida das pacientes”, frisa.

Designada RT, a tecnologia aparece na t-shirt sobretudo na zona do tórax e da coluna, sendo baseada em silicone medicinal e em materiais de mudança de fase, isto é, que permitem manter a temperatura corporal da pessoa (36.5º graus celsius, em média), independentemente da temperatura ambiente.

“A RT armazena e liberta grandes quantidades de energia, como absorver calor durante o dia e libertá-lo à noite”, explica Filipa Fernandes.

Aquele revestimento é então programado para determinada temperatura e força o organismo humano a mantê-la.

Na prática, ajuda o corpo na sua ação perante o calor e o frio.

“Este sistema de termorregulação provou ser bastante eficaz face a afrontamentos. Numa situação normal, estas repentinas sensações de calor no peito e na cara da mulher estender-se-iam aos poucos pelo resto do corpo, podendo provocar suor excessivo”, refere ainda o comunicado.

A inovação “permite, assim, de forma simples e prática, o conforto e o bem-estar dos utilizadores, sobretudo em ambientes desfavoráveis”, e até ao fim de vida útil da t-shirt.

Nos testes de 50 lavagens a 60º graus celsius daquela t-shirt, o revestimento “ficou intacto”.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.