Sporting goleado pelo Ajax no jogo de estreia da Champions League

Data:

Por António Vale (texto e fotografias)

O Sporting Clube de Portugal recebeu em Alvalade (20h00) o AFC Ajax e perdeu por 5-1, na primeira jornada do Grupo C da UEFA Champions League, num jogo ajuizado pelo árbitro espanhol José Sánchez Martínez.

Na habitual conferência de imprensa sobre antevisão do jogo Rúben Amorim referiu que “são dois clubes com a mesma filosofia”, mas o AFC Ajax está num patamar diferente. Ainda assim, a mentalidade verde e branca é a mesma de sempre.” Salientou que o Ajax “joga um futebol muito bom, com rotações na construção e extremos abertos”, lembrando que Erik ten Hag está há vários anos no comando técnico deste Clube “O treinador conhece bem a filosofia do clube e tem uma equipa muito perigosa, que tem sempre a bola e temos de contrariar isso”. “O AFC Ajax aposta muito na juventude e é conhecido por criar grandes jogadores, tal como o Sporting CP”, afirmou.

O treinador Erik ten Hag referiu “Acho que a filosofia e o estilo do futebol têm muitas semelhanças. Isso também se aplica à educação de jovens. O Sporting produziu uma excelente academia e muitos bons jogadores de futebol. Pense em pérolas como Cristiano Ronaldo e Figo. Isso merece um grande elogio. Vamos ter uma grande equipa no jogo de amanhã (quarta-feira). Espero um confronto intenso entre duas equipas que vão jogar no ataque. O Sporting é uma equipa muito agressiva, que joga para a frente e faz isso com uma intensidade muito alta.”, disse.

O treinador leonino assinalou neste jogo a sua estreia na Liga dos Campeões como técnico ao som do hino dos milhões, nesta prova milionária.

Para relembrar os últimos confrontos diretos entre estas duas equipas é preciso recuar ao ano de 1988, jogos esses para a Taça UEFA, tendo o Sporting vencido os dois encontros, o primeiro em Alvalade por 4-2 e o segundo em Amesterdão ao imporem novo triunfo aos holandeses do Ajax, desta feita por 2-1.

Nesta partida Rúben Amorim foi obrigado a “mexer” na equipa inicial, desde logo pelo facto de não poder contar com Sebastián Coates (porque está castigado) e Pedro Gonçalves (que está lesionado) pelo que o Sporting apresentou o seguinte onze inicial: Antonio Adán, Zouhair Feddal, João Palhinha, Matheus Nunes, Jovane Cabral, Nuno santos, Luís Neto, Rúben Vinagre, Paulinho, Pedro Porro e Gonçalo Inácio.

Por parte do Ajax alinharam no onze inicial os seguintes jogadores: Remko Pasveer, Jurrien Timber, Edson Álvarez, Ryan Gravenberch, Dusan Tadiç, Antony, Noussair mazraoui, Daley Blind, Lisandro Martínez, Sébastien Haller e Steven Berghuis.

Sobre o jogo é de referir que o Sporting viveu uma noite para esquecer.

Praticamente na primeira jogada do encontro surge um ataque rápido do Ajax, o qual termina num remate de Antony à baliza, tendo a bola ressaltado num defesa leonino, levando a bola ao poste e Haller a mergulhar e a cabecear para o primeiro golo.

A equipa do Sporting não conseguia ter bola e o Ajax volta a marcar aos oito minutos de jogo. O lance começa com um pontapé do guarda-redes do Ajax, Rúben Vinagre deixou Antony solto e este cruzou rasteiro para Haller bisar na partida.

O Sporting foi começando a encontrar-se e conseguiu reduzir por Paulinho, através dum passe de Matheus Nunes, cujo remate ainda bate no guarda-redes Pasveer, acabando a bola por entrar, para a euforia dos adeptos do Sporting.

Poucos minutos depois o Ajax tem uma nova jogada rápida e volta a dilatar o marcador, depois de Antony passar a bola com precisão para Berghuis, este ultrapassa Esgaio e remata fora do alcance do guarda-redes Adán, fazendo o 3-1, resultado com que termina a primeira parte.

Na segunda parte o Sporting até começou bem, com Paulinho a marcar, mas o árbitro a anular o golo por fora-de-jogo. O Sporting ainda tem outra grande oportunidade com a bola a embater no poste direito da baliza defendida por Pasveer.

No lance praticamente seguinte, o Ajax volta a marcar por Haller, o qual surgiu solto e desvia a bola para o fundo da baliza, depois de Antony ter cruzado. Era a festa dos cerca de mil adeptos do Ajax em Alvalade.

A equipa do Ajax não tirou o pé do acelerador e volta novamente a marcar, fazendo o seu quinto golo por Haller, depois da defesa leonina voltar a estar desnorteada. Estava feito o resultado final por 5-1, numa partida que resultou numa goleada em Alvalade.

Foi o regresso do Sporting à Liga dos Campeões, num jogo de verdadeiro pesadelo e para esquecer, onde se destacam os adeptos sportinguistas que foram incansáveis do princípio ao fim, no apoio incansável dado à equipa do Sporting.

 

 

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.