As associações de portugueses na Suíça estão a retomar a sua atividade e a tentar ultrapassar a crise causada pelo confinamento devido à covid-19, altura em que reforçaram o apoio social aos compatriotas, mas também a outras comunidades.
Durante a recente visita que a secretária de Estado das Comunidades Portuguesas realizou à Suíça, entre o dia 05 e até sábado passado, Berta Nunes visitou três associações de emigrantes portugueses, que mostraram empenho em ultrapassar a crise provocada pela pandemia.
Várias associações na Suíça e em outros países, onde a presença de emigrantes portugueses é significativa, foram afetadas pelo confinamento por terem sido obrigadas a cancelar as atividades e, logo, a não obter receitas.
Em declarações à Lusa, a governante disse que “estas associações estão a retomar a sua atividade e continuam a ser muito importantes”.
“As associações vão continuar a ser um elo importante dentro da comunidade portuguesa, onde os portugueses se encontram, com atividades culturais, a gastronomia portuguesa, também procurada por outras nacionalidades”, disse.
Berta Nunes acrescentou que as associações “irão continuar a ter essa função, embora tivessem estado vários meses fechadas, mas agora estão a retomar”, o que “é bom sinal e muito importante”.
Durante o período mais crítico da pandemia, “algumas associações viraram-se mais para o apoio social à comunidade portuguesa, e não só, mas também a outras comunidades que, em alguns casos, ainda são mais carenciadas”, explicou.
“De uma forma geral, e a não ser associações com problemas prévios à covid-19, as associações conseguiram adaptar-se e sobreviveram. Algumas começaram a fazer ‘take away’ [na área da restauração], outras tomaram outras medidas ou suspenderam a atividade e agora estão a retomá-la”, prosseguiu.
Para o próximo ano, o Estado português irá apoiar estas associações com cerca de 600 mil euros.
A covid-19 provocou pelo menos 4.627.854 mortes em todo o mundo, entre mais de 224,56 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.
Em Portugal, desde março de 2020, morreram 17.866 pessoas e foram contabilizados 1.056.042 casos de infeção confirmados, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.
A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil ou Peru.