Portugal sagra-se tricampeão da Liga Europeia de futebol de praia

Data:

A seleção portuguesa de futebol de praia ainda apanhou um susto, mas conquistou a a Superfinal da Liga Europeia, pela oitava vez, a terceira consecutiva, ao vencer a Bielorrússia, na final, por 7-4, na Figueira da Foz.

Frente ao surpreendente vencedor do Grupo 1, no qual se superiorizou à Rússia, campeã do mundo, e à Espanha, ambos com cinco títulos europeus, os bielorrussos estiverem aquém do seu desempenho no torneio, ao contrário dos lusos que estiveram sempre em crescendo.

Portugal começou por sentir algumas dificuldades ante a Ucrânia, com 7-5 selado somente a dois segundos do fim, e Suíça, com tangencial 3-2, mas subiu de rendimento frente à Itália (6-3), melhoria que confirmou neste êxito na final.

Frente a um adversário forte fisicamente, Portugal tardou a marcar: com o resultado em branco, ainda beneficiou do facto de Ryabko ter falhado um penálti.

Remates certeiros de Léo Martins, aos 10 e 12 minutos, e Jordan, aos 10, começaram a desbloquear o encontro, que até ia sendo calmo para o guarda-redes Elinton Andrade, face à pressão alta dos seus companheiros.

O penálti convertido por Rodrigo Pinhal (14) indiciava uma tarde tranquila, ideia reforçada com novos tentos de Jordan Santos (21) e, já no terceiro período, de André Lourenço (25 e 26).

Portugal chegou a estar a golear por 6-0 e ameaçava o escândalo, quando remates certeiros de Ryabko (26), Chaikouski (26 e 30) e Novikau (27) mudaram tudo, agora num 7-4 mais ameaçador, selado com vistoso remate à ‘meia-volta’.

Com ainda meia dúzia de minutos para disputar estava tudo em aberto, até porque Bê Martins já tinha sido expulso (29).

A formação das ‘quinas’ acabou por fazer valer a sua experiência, conseguindo estancar a reação do conjunto do Leste europeu, que foi perdendo fulgor à medida que o tempo escoava.

Portugal somou o seu oitavo título, depois dos êxitos em 2002, 2007, 2008, 2010, 2015, 2019 e 2020, mais três cetros do que Espanha e Rússia, com cinco.

A Itália tem dois títulos, enquanto a França, Suíça, Ucrânia e Alemanha ganharam a prova em uma ocasião.

Fotografia FPF

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.