Mais de 330 artistas nas ruas de Santa Maria da Feira durante o Imaginarius

Data:

Mais de 330 artistas preparam-se para, a partir de quinta-feira e até domingo, dar vida às ruas de Santa Maria da Feira na 20.ª edição do festival Imaginarius que, dedicado às temáticas do ‘Mito’ e ‘Marca’, recebe 18 companhias.

Nesta 20.ª edição, o Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua conta com 338 artistas, provenientes do Reino Unido, Portugal, Bélgica, Áustria, Polónia, França e Espanha, que vão conduzir o público por “mundos mitológicos” nas ruas de Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro.

Recuperando a temática do ‘Mito’ – prevista para a edição de 2020 que devido à pandemia da covid-19 não se realizou – e agregando-a à nova temática da ‘Marca’, a edição deste ano encerra a trilogia iniciada em 2019, dedicada ao tema da ‘Memória’.

As artérias de Santa Maria da Feira vão acolher espetáculos de teatro de rua, circo contemporâneo, dança, música, performance e teatro físico de 18 companhias artísticas.

Totalmente gratuito, mas com lotação limitada e inscrição obrigatória, o festival Imaginarius contempla 118 horas de conteúdos programáticos, que decorrem de quinta-feira a domingo.

Na quinta-feira, o festival arranca, pelas 18:30, no auditório da Biblioteca Municipal, com o filme ‘Retrato’, da companhia portuguesa Lab Indança, assente numa viagem interior a partir de interrogações e da exteriorização de pensamentos e emoções. A exibição repete-se sexta-feira à mesma hora.

Pelas 21:00, o espetáculo de circo contemporâneo ‘Variações’, do Instituto Nacional das Artes do Circo, estreia-se na tenda junto à casa do Moinho. O espetáculo, cuja narrativa se inspira na Viagem de Dante da sua ‘A Divina Comédia’, volta ao palco sexta-feira (pelas 22:00) e sábado (pelas 11:00, 16:00 e 22:00).

Na sexta-feira, as ruas da Urbanização dos Passionistas vão, pelas 18:00, encher-se de música com o ‘Red Wine Cabaret’, da companhia espanhola Cidral Brass Band. A performance repete-se pelas 21:00 e nos mesmos horários no sábado. Já no domingo, decorre pelas 15:30 e 18:30.

Pela mesma hora, o parque da Pedreira das Penas recebe a instalação ‘Nome da Rosa – A burning man honoraria art’, da companhia portuguesa Artelier Teatro de Rua. A performance sustentável da companhia estreia às 22:30 no mesmo local e decorre sábado à mesma hora.

Também às 19:0o, estreia o espetáculo de circo contemporâneo ‘Rasto’, da companhia portuguesa Erva Daninha, na Alameda do Tribunal. O espetáculo, que é uma “pausa numa longa viagem”, volta aos palcos no sábado pelas 18:00 e 21:30.

No segundo dia, o festival conta ainda com a estreia nacional do teatro ‘Oops!’, da companhia espanhola Teatro Mòbil, na Praça Gaspar Moreira. O espetáculo assente num “hino ao otimismo” repete-se no sábado às 18:00 e 21:30 e no domingo às 10:30.

Já no terceiro dia do Imaginarius, sábado, a Casa dos Choupos recebe, pelas 18:30, o espetáculo musical ‘Sinfonia das Hortas’, da Orquestra Criativa. O ciclo de músicas que “explora os espaços hortícolas do concelho” volta a decorrer no domingo à mesma hora.

De quinta-feira a domingo, o Imaginarius conta ainda com um segmento Infantil, recebendo espetáculos como ‘Será Sereia?’, ‘As bailais da Guerreira Rani – uma lenda da Índia’, ‘Eurídice e eu’ e ‘Oficina de Artes Circenses Ulisses’.

Durante os quatro dias, o festival recebe também, no âmbito do segmento ‘criações Imaginarius’ algumas criações artísticas contemporâneas como ‘Despojos da Torre de Babel’, ‘Very Very Funny’, ‘Urban Pantheon’, ‘Dendryx – The(d) end ‘or’ humanity (yx)’ e ‘Youssef’.

A 20.ª edição do festival Imaginarius integra na sua programação ‘workshops’ e experiências para proporcionar aos mais novos “outras formas de sentir a realidade e estimular a sua criatividade”.

A organização afirmou que o festival, que em maio privilegiou o palco digital, contou, nos quatro dias, com mais de 87 mil visualizações no palco digital, provenientes de 84 países e com mais de 1.000 visitantes presencialmente.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.