O Presidente da República felicitou a missão portuguesa que participou nos Jogos Paralímpicos, em Tóquio, no Japão, considerando que todos os elementos da comitiva “estiveram à altura da responsabilidade e honraram o compromisso”.
Através de uma nota publicada na página da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa “felicita a missão portuguesa que participou nos Jogos Paralímpicos”, que decorreram na capital nipónica.
“Realizados sob o signo da pandemia, depois de adiamentos, confinamentos e restrições de diversa ordem, a participação nestes jogos é só por si uma vitória” para todos os envolvidos, que “corresponderam ao desafio, estiveram à altura da responsabilidade e honraram o compromisso”, prosseguiu o chefe de Estado.
Marcelo Rebelo de Sousa fez um balanço de uma “missão bem-sucedida” e que, por isso, “merece o reconhecimento público do Presidente da República e uma palavra de agradecimento” ao Comité Paralímpico de Portugal.
A participação portuguesa nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 acabou com a conquista de duas medalhas de bronze, 17 diplomas olímpicos e 45 classificações acima do 16.º lugar.