O Matosinhos Independente, movimento independente apoiado por um grupo de cidadãos eleitores (GCE), vai apresentar algumas das suas propostas e os candidatos, no dia 4 de Setembro (sábado), pelas 18h no Sea Porto Hotel.
Segundo comunicado enviado ao Mundo Português, as propostas têm muitas sugestões dos munícipes: referendo local para os terrenos da Petrogal, Provedor do Cidadão, criação de um Senado, revolução do trânsito em Matosinhos com um novo túnel nos Produtos Estrela e outro túnel para atravessar o Porto de Leixões, recuperação das estradas secundárias de Matosinhos com outro tipo de sinalética, solução para Raf Park, Realidade Social e Hotel na Memória, limpeza, o preço da água, taxa de participação de IRS, aplicação do IMI familiar, entre outras.
O Movimento quer tambem estabelecer um limite máximo de 30 dias para responder às reclamações ou dúvidas dos munícipes.
Coordenador do programa: Joaquim Massena ( arquitecto) com contributos de Mário Russo ( engenheiro) e Liliana Vaz de Carvalho ( veterinária)
Os candidatos:
Na lista da vereação, para além, Joaquim Jorge que se tornou conhecido pelo Clube dos Pensadores, pela publicação de livros e dos seus textos na imprensa. Recorde-se que Joaquim Jorge tinha sido convidado pelo PSD a concorrer em 2017, mas depois gorou-se por desavenças no PSD.
Mário Russo, professor do IPVC e especialista em resíduos sólidos. Pedro Araújo advogado, dono do cinema Trindade e Batalha, defendeu Joaquim Jorge e venceu um processo de liberdade de expressão movido pelo presidente da Câmara de Gaia.
Eduarda Antero, neta de Alípio Antero, dono da Confidente. Ana Trancoso, mandatária da candidatura e de Farmácia. Pedro Aragão, gestor e vice-presidente do Associação de automóveis clássicos.
Mário Jaime, engenheiro e administrador de empresas. Lídia Viterbo, primeira subscritora e professora de Português. Por fim, Venâncio Carneiro, um profundo conhecedor dos meandros da política em Matosinhos.
Na lista para a Assembleia Municipal, encabeçada por Ana Santos, economista e filha do histórico do PS Manuel dos Santos. Saliente-se, Manuel Coelho, empresário e coordenador de proximidade da candidatura. Filipa Maciel, uma jovem advogada, de Custóias. Marta Torres, advogada que exerce em Matosinhos. Carlos Andrade, gestor, residente na Senhora da Hora. Eduardo Vaz Pereira que realiza as famosas festas de Garagem, residente em Custóias. Inês Castro, assistente de direcção de Leça.
Nas Juntas de Freguesia: São Mamede de Infesta e Senhora da Hora, a candidata é Manuela Silva ligada ao turismo; Custóias Leça do Balio e Guifões, João Ribeiro engenheiro ligado a um site de compras online.
Estarão presentes a mandatária sénior D. Maria do Céu com 84 anos e o mandatário financeiro Alberto Paiva
Refira-se que nas listas há 60% de mulheres e somente 40% de homens.