Uma noite emocionante para a comunidade portuguesa na Austrália Ocidental! O WA Portuguese Citizen Award 2021 recebeu cerca de 300 convidados no Clube Português em Fremantle. Foi uma noite repleta de momentos memoráveis para os vencedores e finalistas. Este prémio de Cidadão do Ano, reconhece as contribuições excepcionais feitas por pessoas locais às comunidades em toda a Austrália Ocidental.
O evento proporcionou à comunidade portuguesa a oportunidade de celebrar e reconhecer os portugueses residentes neste Estado, que se destacaram nas áreas da Comunidade, Juventude, Desporto, Arte e Cultura e Negócios e Profissões.
A noite começou com o som doce e melódico das “Guitarradas” portuguesas interpretadas por Ruby Dolores e Mike Burns. As tradicionais canções de Carlos Pacheco, foram seguidas pela adorável cantora Rachel Rebelo D’Arrigo que cantou “Maria Lisboa”. A noite foi apresentada pelos apresentadores Belinda Cipriano em inglês e Alberto Ribeiro em português. Ambos fizeram um excelente trabalho em apresentar os eventos noturnos com equilíbrio e bom humor.
O evento também deu as boas-vindas a dignitários da Austrália Ocidental que se juntaram às celebrações da comunidade portuguesa: o Sr. James Jegasothy (Diretor de Estratégia de Envolvimento Comunitário), o presidente da câmara de Cockburn, Logan Howlett e sua esposa Pat Howlett e também Andrew O’Sullivan, vice-presidente da Câmara, bem como Frank Mofflin, Vereador da Cidade de Fremantle.
O Prémio Cidadão Português do Ano WA é uma iniciativa conjunta do Conselho Comunitário de WA, com o Clube Português da Austrália Ocidental e o Clube Social Português de Perth. Este evento-chave, liderado pelo Sr. João da Silva (Cônsul Honorário de Portugal), começou há três anos. As categorias são julgadas integralmente por um júri independente, alheio aos membros portugueses da comissão. Os membros do painel, Sr. Bob Sharpe e Sr. Rasa Subramanian, também compareceram às festividades da noite.
Os Luso-australianos formam uma comunidade muito envolvida, organizada e activa em muitos campos da vida australiana com equipas desportivas, clubes sociais, programas de rádio, jornais e festivais culturais ao ar livre e eventos gastronómicos. Constituem cerca de 0,4% da população da Austrália.
Os primeiros emigrantes portugueses chegaram a este Estado vindos da ilha da Madeira e estabeleceram-se em Fremantle na década de 1950, estabelecendo aqui uma comunidade piscatória. Estas famílias passaram a criar legados incríveis no Oeste da Austrália, onde os Correias, por exemplo, uma família bastante conhecida, cujo nome é sinónimo na indústria da pesca até hoje. Outro exemplo é que em 1966, um grupo de pescadores juntou-se para jogar futebol, e formaram o clube “A Portuguesa”, antes de se tornarem “Benfica United” e ingressar na Western Australian Soccer Association, WASA, em 1978. A equipa de 1978/1979 detém ainda hoje, o recorde de mais jogos vencidos naquele era: Um total de 41 vitórias consecutivas!
O Prémio Cidadão Português WA é realizado para comemorar o legado das famílias portuguesas que chegaram primeiro a este Estado, abrindo caminho aos Luso-australianos de hoje aqui radicados. Em memória daquelas famílias e em celebração da cultura portuguesa e das suas tradições, a noite destacou estes cidadãos e mostrou as suas extraordinárias realizações:
Os finalistas na área da Comunidade foram Isabel Faustino, a Portuguese Australian Women Association, (PAWA) e Vera Moura, sendo vencedora a Portuguese Australian Women Association. A PAWA foi criada em 2019 e tem contribuído para uma maior visibilidade das mulheres lusófonas em WA. Essa Associação tem vindo a distribuir significativos donativos a organizações de caridade, através de dinheiro angariado nos seus eventos.
Os finalistas da Juventude foram Laura Panetta e Rodrigo Prazeres e a vencedora foi Laura Panetta. Laura é uma estudante de 13 anos, que frequenta o 8º ano no Bob Hawke College. Ela é uma líder estudantil na sua comunidade e uma defensora apaixonada pela inclusão e pelos direitos das crianças com deficiência. Representante do Conselho de Estudantes, ela foi eleita para essa função pelos seus colegas em 2020 e 2021. Em 2021, ela também co-fundou um Clube de Justiça Social na sua escola, para defender uma sociedade igualitária e inclusiva para todos, independentemente do género, raça ou condição física.
Os finalistas da área do Desporto foram: Luís Miguel Marcelino, Gary Faria e Jenny Balsa e o vencedor foi Luís Miguel Marcelino. Luís participou nos Jogos Paralímpicos desde 1992 até aos Jogos Olímpicos de Sydney em 2000, inclusive. Em 2006, ele ganhou a medalha de prata no campeonato mundial de futebol asiático para pessoas com deficiência física. Hoje, ele treina e orienta a equipa infantil do West Australian Disabled Soccer.
Os finalistas de Artes e Cultura foram Ruby Dolores e Os Irmãos Basílio, tendo saído vencedora Ruby Dolores. Ruby nasceu em Angola e chegou à Austrália em 1982. Toca 3 instrumentos diferentes, o teclado, a guitarra clássica e a guitarra portuguesa e tem vindo a entreter a comunidade portuguesa há mais de 40 anos. É também compositora, tendo uma das suas canções sido escolhida para representar a Austrália, no espectáculo de talentos da Juventude da RTP Portugal. Atualmente Ruby dirige o Clube Social Português de Perth, do qual é presidente, dedicando-se à promoção da língua e cultura portuguesas.
Os finalistas de Negócios e Profissões foram a Dra. Carla Boehl, Dra, Elisabete da Cunha, Dr. José Nunes e Armando Abreu e a vencedora foi a Dra. Boehl. A Dra. Carla Boehl também foi nomeada a vencedora absoluta do WA Portuguese Citizen para 2021. A Dra. Boehl é uma líder apaixonada em Engineering Asset Management. Ela é bem conhecida pela sua liderança e determinação pessoal, bem como por suas habilidades e conhecimentos técnicos. Ela trabalhou em Asset Management para a empresa mineira Fortescue e para a Water Corporation e também trabalhou como conferencista e pesquisadora na WA School of Mines, supervisionando os alunos em fase de doutoramento. Ela é ainda membro da Engineers Australia e graduada do Australian Institute of Company Directors e da McKinsey Alumni.
A noite não teria sido possível sem os seus principais patrocinadores: o Clube Português WA, que cedeu as instalações e O Clube Social Português que patrocinaram a animação. O patrocinador principal foi o Sr. João da Silva, Cônsul Honorário Português, que gentilmente presenteou cada vencedor com uma guitarra portuguesa. Nas guitarras, fornecidas por uma empresa de Braga, foram colocadas placas com gravações especiais, ostentando os nomes de cada um dos vencedores. A guitarra portuguesa é um instrumento musical muito apreciado pelos australianos que conhecem o fado.
No final da sessão procedeu-se à entrega dos prémios, tendo o Sr. João da Silva, Cônsul Honorário de Portugal, sublinhado a importância de manter uma comunidade portuguesa activa na Austrália Ocidental. Disse ainda que a cultura local portuguesa, proporciona um sentido de identidade aos seus residentes. Essa identidade facilita entendimentos, tradições e valores comuns e contribui para a construção dum sentido de cidadania.
A noite terminou com cantos de Chantal Basílio e sua banda, onde os convidados desfrutaram do resto da noite dançando ao som de boa música. O WA Portuguese Citizen Award 2021 foi um evento de sucesso que valoriza a sua comunidade portuguesa e honra as suas belas tradições.
Alberto Ribeiro/ Janice Reis