Marionetas regressam ao Algarve em setembro com FOMe

Data:

O Festival de Objetos e Marionetas & Outros Comeres – FOMe regressa a vários locais no Algarve, de 4 a 25 de setembro, com espetáculos, uma oficina, uma exposição, um documentário, uma experiência gastronómica e um concerto.

Ao todo, são 58 atividades de 18 companhias de todo o país que permitem perceber como aquela arte está “muito viva” e que há cada vez mais companhias a surgir, com a organização a assumir que cabe ao festival garantir que “a tradição não se perca no Algarve” e que o público “ganhe afeto às marionetas”, disse à Lusa a diretora artística do FOME, Jeannine Trévidic.

“Os adultos adoram ver [as marionetas] porque revisitam um pouco a criança que há dentro de si, mas há espetáculos para crianças, jovens, famílias e adultos”, destacou Jeannine Trévidic.

Após um ano de interregno devido à pandemia, São Brás de Alportel, Faro, Olhão, Loulé, Albufeira e Tavira acolhem o festival que reúne “o que de melhor se faz”, a nível nacional, na área do teatro de marionetas e “promete proporcionar muitos momentos divertidos” a miúdos como a graúdos, segundo a diretora.

Desde há três anos que o FOMe junta a gastronomia às marionetas com os espetáculos a “terem esse mote” ou “desafiando” ‘chefs’ ou pasteleiros a visionarem a peça e “criarem algo para “servir aos espectadores”.

O Museu do Traje em São Brás de Alportel acolhe, até janeiro de 2022, um conjunto de marionetas de Jorge Cerqueira “feitas especialmente para o festival” que homenageiam algumas figuras, que influenciaram a evolução da gastronomia e o comportamento humano à volta da mesa.

O FOMe tem início no dia 04 de setembro com o espetáculo “Sómente” do Teatro Só, no Largo da Pontinha em Faro, e termina a 25 de setembro com o concerto de Cactus Workestra, resultado de uma oficina de cinco dias onde os participantes dão som a um conjunto de dez catos.

Ao longo de três semanas, para além de todos os espetáculos, haverá a oportunidade de o público construir o seu próprio boneco na Oficina de Construção de Marionetas ou assistir ao documentário da oficina que deu origem ao espetáculo da orquestra de chávenas, pires e colheres, que encerrou a edição de 2019.

A programação completa do FOME será distribuída em formato físico, mas estará também disponível na página de Facebook do festival. Todos os eventos são gratuitos, mas sujeitos a reserva.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.