Açores mantêm “esforço” até atingirem 85% da população vacinada

Data:

O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, disse hoje que o executivo vai prosseguir com o “esforço” e manter “toda a capacidade instalada” até a região atingir os 85% da população vacinada contra a covid-19.

O líder do Governo Regional de coligação PSD/CDS-PP/PPM falava hoje no Palácio de Sant’Ana, sede da presidência do executivo, em Ponta Delgada, após uma reunião com Gustavo Tato Borges, que lidera a Comissão de Acompanhamento de Luta contra a Pandemia nos Açores, cuja extinção já foi anunciada.

“Vamos continuar com o esforço até atingirmos este objetivo que o doutor Tato Borges aqui reforçou dos 85% [da população vacinada]. Toda a capacidade instalada manter-se-á até atingirmos este objetivo”, declarou.

José Manuel Bolieiro frisou que, só “depois desse objetivo alcançado”, é que se poderá pensar num “regresso à normalidade”.

“Não faremos desmantelamento da capacidade instalada sem uma atenção específica a cada realidade e a cada ilha para atingirmos estes objetivos” de vacinação, disse.

O presidente do Governo Regional destacou ainda que atualmente o arquipélago tem uma taxa de vacinação completa contra a covid-19 de 71,2%.

Na ilha de Santa Maria a percentagem de pessoas com a vacinação completa é de 80%, em São Miguel e na Terceira é de 70%, na Graciosa é de 77%, em São Jorge e no Pico de 78%, no Faial de 74%, no Corvo 87% e nas Flores de 69%.

Antes das declarações do líder do executivo regional, Gustavo Tato Borges apelou aos açorianos para manterem as medidas de controlo da pandemia de covid-19 e definiu o objetivo de atingir 85% da população vacinada nos Açores.

“Só quando 85% da região autónoma estiver completamente vacinada vai ser possível aliviar muitas das medidas que ainda existem, como o uso da máscara”, apontou.

Na quinta-feira, o Governo dos Açores anunciou que vai extinguir, a partir de 01 de setembro, a Comissão de Acompanhamento da Luta Contra a Pandemia da Covid-19 por entender que se encontra cumprida a sua missão.

Tato Borges disse sair por “motivos familiares” e manifestou “gratidão” a todas as pessoas que “trabalharam diretamente” para conseguir que o controlo da pandemia na região fosse um “sucesso”.

“Saio daqui com a noção de que o trabalho desenvolvido proporcionou um sucesso e um controlo da pandemia que não existe semelhante em outra região do país”, salientou.

O médico especialista em saúde pública reforçou ainda que existe a “perspetiva de em outubro ou novembro” vacinar com a terceira dose da vacina contra a covid-19 os “grupos prioritários na vacinação, como os idosos ou pessoas com comorbidades associadas”.

José Manuel Bolieiro elogiou também o trabalho de “excelência” realizado pela Comissão de Acompanhamento de Luta Contra a Pandemia.

O presidente do executivo açoriano disse ainda que já está a ser “trabalhada” a “criação de uma Autoridade Regional de saúde pública” com “total independência”, uma vez que atualmente a Autoridade de Saúde faz parte da orgânica do Governo Regional.

“O nosso caminho é o de começar já, designadamente disputando o bom funcionamento de uma coordenação regional de saúde pública, que possa assumir deste logo estes poderes de autoridade. Garantido por isso essa independência e, sobretudo, a ciência ao serviço das boas decisões políticas”, afirmou.

O arquipélago regista atualmente 281 casos ativos de covid-19: 242 em São Miguel, 15 na Terceira, 10 na Graciosa, sete no Faial, quatro no Pico e três em São Jorge.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 8.641 casos de covid-19, tendo recuperado da doença 8.153 pessoas e falecido 41.

A covid-19 provocou pelo menos 4.472.486 mortes em todo o mundo, entre mais de 214,5 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 17.689 pessoas e foram contabilizados 1.028.421 casos de infeção confirmados, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil ou Peru.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.