Rui Jorge confia na construção de um “grupo forte” para o Europeu sub-21 de 2023

Data:

Na conferência de imprensa de divulgação dos 24 convocados para o primeiro jogo de qualificação para o torneio, frente à Bielorrússia, no dia 06 de setembro, o técnico português vincou que os sub-21 vivem “numa realidade muito melhor” em relação ao passado e considerou “incomparável” o nível de colocação dos jogadores em termos desportivos.

“Outra coisa é desejarmos que tivessem mais minutos de jogo, mas, quanto mais alto o patamar, mais difícil a sua afirmação, e temos de compreender isso”, afirmou, sublinhando: “Acredito que vamos construir um grupo forte e de qualidade para durante muito tempo proporcionar bons espetáculos”.

Em relação ao adversário de estreia na fase de apuramento, Rui Jorge começou por frisar a “mudança de ciclo” comum à maioria das equipas de sub-21, com a consequente chamada de novos jogadores, mas manifestou a sua expectativa de ver a equipa impor-se perante o conjunto bielorrusso.

“Do que observámos, eles dividiram a sua estrutura inicial num ‘5-3-2’ e num ‘4-3-3’. Independentemente disso, acredito que vamos ter capacidade para ter domínio sobre o jogo e que joguemos mais sobre o meio-campo adversário. O que é diferente é que o campeonato deles está com 20 jornadas e o ritmo será necessariamente diferente”, notou.

Com mais de uma década de comando à frente da seleção de sub-21, Rui Jorge reiterou que a pressão sobre os jogadores “é sempre a mesma desde o primeiro dia” e que assim vai continuar, “independentemente dos resultados”. Nesse sentido, o selecionador salientou que o objetivo passa por fazer com que as pessoas “se continuem a identificar com a forma de estar” da equipa, recusando apenas ‘carimbar’ jogadores para subirem à seleção principal.

“Não quero colocar um carimbo no jogador que foi internacional sub-21 e depois foi internacional A. Se este espaço servir para mostrar alguma coisa mais do que aquilo que se consegue ver nos clubes, perfeito. Queremos pôr o carimbo da qualidade, esse é o único carimbo. O João Palhinha não passou por este espaço e fico enormemente satisfeito por o ver numa seleção principal e a ser escolha contínua do selecionador”, concluiu.

A concentração dos jogadores está agendada para a próxima segunda-feira, em Oeiras. Já o primeiro jogo de qualificação para o Campeonato da Europa de sub-21 2023, que será realizado na Geórgia e na Roménia, frente à Bielorrússia, disputa-se no dia 06 de setembro, às 19:00, no Estádio José Gomes, na Amadora.

Lista dos 24 convocados:

– Guarda-redes: Celton Biai (Vitória de Guimarães), João Monteiro (Belenenses SAD) e João Gonçalves (Boavista).

– Defesas: Eduardo Quaresma (Tondela), João Mário (FC Porto), Jota Gonçalves (Tondela), Nuno Tavares (Arsenal, Ing), Tiago Djaló (Lille, Fra), Tiago Araújo (Arouca), Tomás Tavares (Benfica) e Tomás Araújo (Benfica).

– Médios: Afonso Sousa (Belenenses SAD), André Almeida (Vitória de Guimarães), Fábio Vieira (FC Porto), Paulo Bernardo (Benfica), Tiago Dantas (Tondela), Tomás Händel (Vitória de Guimarães) e Vítor Ferreira (FC Porto).

– Avançados: Fábio Silva (Wolverhampton, Ing), Francisco Conceição (FC Porto), Gonçalo Ramos (Benfica), Gonçalo Borges (FC Porto), Henrique Araújo (Benfica) e Tiago Tomás (Sporting).

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.