Fernando Santos diz que Otávio “pode ser útil” e abre a ‘porta’ a Matheus Nunes

Data:

O selecionador português de futebol, Fernando Santos, afirmou hoje que o estreante em convocatórias Otávio “tem caraterísticas que podem vir a ser úteis à seleção” e abriu a ‘porta’ a uma futura chamada do também luso-brasileiro Matheus Nunes.

“É a primeira vez que o Otávio vem à seleção. Tem algumas características que podem vir a ser úteis à seleção, portanto nada melhor do que observar ‘in loco’ o que tem para dar”, observou o técnico, em conferência de imprensa, após divulgar os 25 jogadores convocados para os compromissos de qualificação para o Mundial2022, com República da Irlanda e Azerbaijão, e para o particular com o Qatar.

Otávio, do FC Porto, é um dos três estreantes nas opções do técnico luso, juntamente com o guarda-redes portista Diogo Costa e o central Gonçalo Inácio, do Sporting, numa lista na qual se registam ainda os regressos de João Cancelo, Ricardo Pereira, Domingos Duarte e João Mário, relativamente à fase final do Euro2020.

“Todos os jogadores, sem exceção, que estão nesta convocatória, faziam parte do lote de opções para o Euro2020, estavam na lista inicial de 40 jogadores. A seleção sempre foi um espaço aberto. A qualidade é um critério fundamental na escolha das convocatórias, mas, nesta fase da época, há outro fator importante, que é a identificação dos jogadores com os processos da equipa, uma vez que não vamos ter tempo para treinar. Vamos jogar de três em três dias”, referiu Fernando Santos.

Por outro lado, o selecionador nacional assumiu que o médio luso-brasileiro Matheus Nunes, do Sporting, “está a ser observado há algum tempo” e que tem condições para ser chamado à equipa das ‘quinas’.

“Não estava no lote dos 40 jogadores para o Euro2020, porque, nessa altura, ainda não estava apto a representar a seleção. Só há um mês passou a estar apto. Mas estava na lista de 40 jogadores para esta convocatória. Está cá desde os 12 anos, mas já no ano passado foi observado por nós. Está a ser observado, como outros jogadores”, disse.

Fernando Santos vincou mesmo que “nunca” irá pedir à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) “para naturalizar um jogador para vir à seleção”, mas também garantiu nunca irá “discriminar ninguém que esteja apto a representar Portugal”.

“Desde que estejam aptos e entenda que têm qualidade, fazem parte do lote de observações”, comentou.

Se o particular com o Qatar, em 04 de setembro, será “uma oportunidade para observar jogadores” que Fernando Santos não conhece “tão bem”, as partidas com República da Irlanda e Azerbaijão contam para o Grupo A de qualificação para o Mundial2022.

“Espero que os jogadores respondam à altura. Não havendo tempo para treinar, haverá sempre alguma dificuldade. A Irlanda ainda não tem pontos, mas fez um excelente jogo na Sérvia, apesar de ter perdido por 3-2. Temos o objetivo de estar no Mundial2022 e, para lá chegar, temos de vencer os jogos que temos pelo caminho. Dependemos exclusivamente de nós”, salientou o selecionador.

Fernando Santos afirmou ainda que Cristiano Ronaldo está apto para representar a seleção, apesar das notícias que davam conta de uma lesão contraída num treino da Juventus: “Vi nas notícias que teria um problema no braço, mas não sei. Tenho a certeza de que ele está bem. Se o jogador tivesse algum problema, ter-nos-ia informado”.

A seleção portuguesa recebe a República da Irlanda na quarta-feira, no Estádio Algarve, e seis dias depois joga com o Azerbaijão, em Baku. Pelo meio, vai defrontar o Qatar, num particular agendado para 04 de setembro, em Debrecen, na Hungria.

Portugal lidera o Grupo A de qualificação para o Campeonato do Mundo, com sete pontos, os mesmos da Sérvia, enquanto o Luxemburgo é terceiro, com três, à frente de República da Irlanda e Azerbaijão, que ainda não pontuaram.

A fase de grupos da qualificação europeia para o Mundial2022 termina em novembro e o vencedor de cada um dos 10 grupos apura-se diretamente para a fase final. Os segundos classificados vão disputar os ‘play-offs’ de apuramento, aos quais se juntarão dois vencedores de grupos da Liga das Nações que não consigam qualificar-se diretamente para a fase final ou para os ‘play-offs’.

Destas 12 equipas presentes nos ‘play-offs’, que serão disputados em março de 2022, sairão os últimos três representantes europeus no próximo Campeonato do Mundo, que vai decorrer no Qatar, entre 21 de novembro e 18 de dezembro de 2022.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.