Freixo de Espada à Cinta acolhe feira mundial de teatro de bonecos e formas animadas

Data:

Freixo de Espada à Cinta vai receber, entre 2 e 4 de setembro, uma Feira de Teatro de Bonecos, Marionetas e Formas Animadas que conta com a presença de 19 companhias de vindas vários pontos do mundo.

Segundo o mentor do projeto, Moncho Rodriguez, diretor da Associação Artística e Cultural Malazartes, a vila de Freixo de Freixo de Espada à Cinta, no distrito de Bragança, poderá contactar com artistas de renome internacional e ter acesso, em primeira mão e de forma gratuita, a antestreias de recentes criações e espetáculos.

“Neste espaço vai caber tudo. Do tradicional ao moderno, a Feira de Teatro de Bonecos, Marionetas e Formas Animadas vai abrir portas aos negócios, aos encontros, aos espetáculos, às oficinas, às criações, aos cursos, à fantasia”, vincou o também encenador.

No certame participam 19 companhias da Europa e da América Latina, tais como Telba Carantoña, da Venezuela, Monicreques de Kukas, da Galiza, Neamera Teatro e Antonella D’Ascenzi, de Itália, ou os também espanhóis Títeres de Cacaramusa.

Ao longo dos três dias do certame haverá mais duas dezenas de ações e representações que terão como palco locais com a Igreja Matriz, o Museu da Seda, o Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Largo do Castanheiro, para além de escolas e do próprio centro histórico da vila transmontana.

O envolvimento cultural de Moncho Rodriguez com esta vila transfronteiriça do Douro Internacional não é de agora e tem sido fonte de inspiração para o promotor do certame ibérico.

“Vejo muita potencialidade em Freixo de Espada à Cinta. Acredito que este é um local com capacidade para acolher e até mesmo desenvolver outros projetos artísticos com claro envolvimento das suas gentes, que até agora tiveram e vão continuar a ter um trabalho fundamental”, enfatizou.

Para Moncho Rodriguez, é importante unir educação, cultura, arte e turismo, pelo que a feira será uma oportunidade para promoção deste território, permitindo sinalizar Freixo de Espada à Cinta.

“O projeto incentiva, ainda, o envolvimento de professores e educadores nos processos criativos, abrindo espaço para as residências de criações artísticas. Ao atrair público de outros lugares, tanto portugueses como estrangeiros, estará facilitado o intercâmbio entre a comunidade e os grupos convidados”, afirmou o responsável.

A Feira de Teatro de Castela e Leão, que se realiza em Ciudad Rodrigo (Espanha), associou-se ao projeto português, em regime de parceira.

A Feira de Teatro de Bonecos, Marionetas e Formas Animadas conta com o apoio do Ministério da Cultura e da Ação Cultural Espanhola.

Moncho Rodriguez é o nome artístico de Ramon Rodriguez Guisande, um encenador de nacionalidade espanhola, que reside em Portugal há mais de trinta anos.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.