Sabrosa acolhe concurso mundial disputado por azeite de 10 países

Data:

Cem amostras de azeite de 10 países vão estar a concurso no Brazil International Olive Oil Competitition (Brazil iOOC), um dos maiores eventos mundiais do setor que decorre entre segunda e terça-feira, em Sabrosa.

A Quinta do Portal, em Sabrosa, distrito de Vila Real, vai ser a anfitriã da terceira edição do concurso gastronómico que vai ter a concurso amostras de azeites de Portugal, Argentina, Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos da América, Itália, Tunísia, Turquia e Uruguai.

Segundo a organização, “devido ao contexto pandémico no Brasil” o evento decorre simultaneamente num restaurante da cidade de São Paulo.

A Brazil iOOC “procura a excelência dos bons azeites, com grande harmonia de aromas e paladar, para orientar os consumidores de diferentes mercados sobre a cultura do produto, conhecimento, qualidade e sabor”.

A avaliar as amostras a concurso estarão, de acordo com os promotores, “18 dos maiores especialistas em azeite virgem extra do mundo”.

A Quinta do Portal já foi distinguida por duas vezes neste concurso.

O azeite virgem extra premium foi o vencedor da edição de 2019, realizada em São Paulo, e, em 2020, recebeu também o prémio de “Best Design”, pela sua rotulagem e embalagem, ficando no top 10 e tendo sido considerado o melhor português em concurso.

Depois de vários anos a produzir azeite para consumo nos seus espaços de restauração, a Quinta do Portal concretizou uma “aposta mais séria” na olivicultura a partir de 2017, com duas novas plantações de olival, uma em bordadura e outra em sistema contínuo.

Esta empresa dedica-se desde 1990 à produção de vinho do Porto e de mesa.

Portugal é um dos grandes produtores mundiais de azeite. Segundo dados da Casa do Azeite, em 2020, as exportações nacionais ultrapassaram as 200 mil toneladas e o consumo interno cresceu 10,5 por cento.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.