Maria Martins de prata na prova de eliminação sub-23 nos Europeus de ciclismo

Data:

A ciclista portuguesa Maria Martins conquistou a medalha de prata na disciplina de eliminação sub-23 dos Europeus para os escalões jovens, apenas perdendo para a italiana Chiara Consonni, nova campeã.

Em Apeldoorn, Países Baixos, a cidade que recebe o Campeonato da Europa de sub-23 e juniores, Maria Martins, de 22 anos, conseguiu a sua 10.ª medalha internacional e poderá ampliar o seu registo nos próximos dias, já que também está inscrita em ‘scratch’, corrida por pontos e omnium, a especialidade que a levou ao Jogos Olímpicos, onde foi sétima.

A portuguesa fez uma corrida sempre bem colocada, nunca estando em risco de eliminação. Maria Martins teve uma prova de grande desgaste, na procura do melhor posicionamento e as adversárias foram ‘caindo’ umas atrás das outras, até ficarem em pista as duas mais fortes.

Por fim, a italiana Chiara Consonni revelou-se mais explosiva, pedalando para a medalha de ouro. Maria Martins foi a segunda classificada e a terceira foi a neerlandesa Marke van der Duin.

“Foi uma corrida muito competitiva, com bom nível, rápida e bem disputada. Preferi fazer uma corrida segura, para evitar situações de risco. Isso obrigou-me a gastar mais energia, mas foi uma opção consciente. Cheguei um pouco justa à disputa com a Chiara Consonni. Sabia que com ela, que é muito explosiva, teria poucas hipóteses. Tentei levá-la para a parte de cima da pista, mas ela não caiu no engodo. Para o resto do Europeu podem esperar de mim entrega e dedicação. Vou dar o meu melhor em todas as provas, embora o objetivo principal seja o omnium”, afirmou no final Maria Martins.

Também em Apeldoorn, a júnior Beatriz Roxo estreou-se em campeonatos da Europa com o sétimo lugar na prova de ‘scratch’ para juniores femininas. Fazendo uma corrida conservadora, sempre no meio do grupo, entrou nas movimentações da última volta que viriam a decidir a corrida a favor da italiana Valentina Basilico, que teve no pódio a companhia da belga Marith Vanhove e da polaca Maja Tracka. Beatriz Roxo conseguiu o sétimo posto entre as 20 participantes.

Rodrigo Caixas foi o primeiro português a competir nestes Europeus. Disputou a qualificação de perseguição individual, concluindo o contrarrelógio de quatro quilómetros em 4.27,220 minutos.

Conseguiu melhorar a marca pessoal em cerca de oito segundos e gastou menos de 4.30 para completar a prova, o que era um objetivo definido. Este desempenho valeu-lhe o 12.º lugar entre 19 participantes, sendo que o vencedor foi o alemão Tobias Buck Gramcko, seguido pelo compatriota Nicolas Heinrich e pelo italiano Manlio Moro.

Diogo Narciso não teve a melhor estreia como sub-23 em campeonatos da Europa, sendo o primeiro a sair de pista na corrida de eliminação. O português teve um arranque lento, perdeu alguns metros para o pelotão logo de início e não foi capaz de manter-se em prova. Foi o 20.º classificado. O mais forte nesta corrida foi o neerlandês Maikel Zijlaard, diante do alemão Tim Torn Teutenberg e do britânico William Tidball.

Portugal volta a estar representado nas competições no programa de quarta-feira. Maria Martins é a primeira a subir à pista, disputando a prova feminina de scratch, pelas 18:00. 20 minutos depois, Beatriz Roxo corre a eliminação para juniores femininas. Diogo Narciso fecha o dia português em Apeldoorn, alinhando no ‘scratch’ para sub-23 masculinos, às 18:50.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.