Custo do Trabalho cai no 2.º trimestre por aumento das horas trabalhadas

Data:

O Índice de Custo do Trabalho (ICT), que mede os custos por hora efetivamente trabalhada, diminuiu 2,4% no segundo trimestre deste ano face ao trimestre homólogo, divulgou o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo o INE, o decréscimo do ICT entre abril e junho – que se segue a um aumento homólogo de 7,1% no trimestre anterior – foi “essencialmente explicado pelo aumento do número de horas efetivamente trabalhadas por trabalhador”.

“O aumento acentuado, este trimestre, no número de horas efetivamente trabalhadas foi sobretudo explicado pela reabertura, total ou parcial, das empresas que estiveram encerradas por determinação legislativa ou devido à redução do período normal de trabalho em função da diminuição na faturação”, explica.

No segundo trimestre, os custos salariais diminuíram 4,7% (tinham aumentado 7,8% no trimestre anterior) e os outros custos do trabalho aumentaram 7,2% (tinham aumentado 4,4% no trimestre anterior).

“Para o aumento dos outros custos no segundo trimestre de 2021 contribuiu o acréscimo nas contribuições patronais decorrente da diminuição significativa de empresas abrangidas pelo regime de ‘lay-off’ simplificado no setor privado da economia”, nota o INE.

De acordo com o instituto, “esta evolução resultou também da conjugação do acréscimo de 7,3% no custo médio por trabalhador e do acréscimo de 10,8% no número de horas efetivamente trabalhadas por trabalhador”.

“O aumento desta última componente – explica – foi observado na maioria das atividades, com exceção da construção, onde se observou uma redução, tendo sido particularmente elevada nas atividades do setor público (13,3%)”.

Também o acréscimo do custo médio por trabalhador “foi transversal a todas as atividades económicas, tendo a menor variação sido observada no setor público (2,5%)”.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.