Arcebispo do Luxemburgo destaca contributo dos migrantes para riqueza económica e cultural

Data:

O arcebispo do Luxemburgo, cardeal Jean-Claude Hollerich, destacou hoje o contributo dos migrantes para a riqueza económica e cultural dos países de acolhimento, e considerou que a fé sem espírito de serviço não passa de um sentimento.

O cardeal Jean-Claude Hollerich (C) acompanha a imagem de Nossa Sonhara de Fátima durante a peregrinação aniversária de agosto, em Fátima, 13 de agosto de 2021. Conhecida como a "Peregrinação dos Emigrantes", é presidida pelo arcebispo do Luxemburgo, o cardeal Jean-Claude Hollerich, que dirige atualmente a Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia (Comece). PAULO CUNHA /LUSA

“Caros amigos portugueses, caros emigrantes, caros refugiados, com as vossas mãos, trabalho, suor do rosto, inteligência, sacrifício das vossas famílias tendes ajudado a construir a riqueza económica e cultural dos países que por esse mundo fora vos acolhem”, afirmou Jean-Claude Hollerich, também presidente da Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia (Comece), na missa que encerra a peregrinação internacional aniversária de 12 e 13 de agosto ao Santuário de Fátima.

A peregrinação, considerada como a dos emigrantes, integra a peregrinação nacional do migrante e do refugiado, este ano subordinada ao tema “Rumo a um nós cada vez maior”, o título da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, em 26 de setembro.

O arcebispo referiu a sua experiência na arquidiocese do Luxemburgo, onde 15% dos cerca de 634.700 habitantes são portugueses, para dizer que encontra “frequentemente muitas famílias portuguesas e lusófonas”, assinalando que as comunidades portuguesas “um sinal de esperança para a Igreja” que peregrina no grão-ducado.

Agradecendo aos emigrantes e refugiados pelo “serviço ao bem comum da sociedade e da Igreja” e considerando que “a Europa hoje vive longe de Deus”, que esqueceu, o presidente da Comece pediu àqueles para que com o espírito de serviço, fé e religiosidade procurem “continuar a ajudar os países que vos acolhem para viver, a não perderem a esperança”.

Antes, o cardeal desafiou os fiéis a colocarem-se ao serviço dos outros, começando pela família.

“Apelo-vos a alargar este espírito de serviço aos vossos vizinhos, às pessoas com quem vos cruzais habitualmente, aos vossos amigos”, mas também aos doentes e idosos, continuou.

Para Jean-Claude Hollerich, “a verdade é que a fé sem espírito de serviço não passa de um sentimento e os sentimentos são passageiros”, defendendo que “a atitude de serviço pode ser posta à disposição da Igreja”.

“As paróquias precisam de homens e mulheres, jovens e adultos, dispostos a servir o Evangelho e o próximo. Na catequese não é necessário ter um doutorado em teologia, mas uma fé viva é bem mais importante e fecunda na transmissão da fé aos mais novos ou adultos”, disse.

O cardeal jesuíta acrescentou que “nos grupos de solidariedade cristã são precisas pessoas abertas que favoreçam o acolhimento dos refugiados e migrantes”, e, no final, abençoou os peregrinos de Fátima, as comunidades portuguesas e seus missionários, e Portugal.

Na celebração, que contou com dois cardeais, cinco bispos e 47 sacerdotes, os peregrinos rezaram pelas comunidades de portugueses e lusodescendentes espalhadas pelo mundo e pelas vítimas da pandemia de covid-19, e pediram aos governantes “para que evitem o nacionalismo indiferente à sorte dos mais pobres e desenvolvam políticas de hospitalidade que abram as sociedades que governam aos migrantes e refugiados”.

A peregrinação, limitada à presença de cerca de 15 mil fiéis devido à pandemia, tendo sido atingida, pelas 11:00, 90% da lotação no decurso da missa, incluiu, no ofertório, a entrega de trigo.

Segundo o santuário, no ano passado foram oferecidos 4.973 quilogramas de trigo e 504,5 quilogramas de farinha, tendo-se consumido no templo cerca de sete mil hóstias médias, 50 hóstias grandes, cerca de 371.300 partículas e 30 partículas para celíacos, nas 2.784 missas.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.