O Tribunal da Comarca de Matosinhos validou a candidatura do Matosinhos Independente apoiado por um grupo de cidadãos eleitores (GCE), sem intervenção dos partidos, liderado por Joaquim Jorge, biólogo e fundador do Clube dos Pensadores. O Tribunal aceitou a candidatura do Matosinhos Independente à Câmara Municipal, à Assembleia Municipal e à União de Freguesias Custóias, Leça do Balio e Guifões.
“Queremos agradecer aos milhares de matosinhenses, que se dignaram assinar as proposituras para podermos concorrer à CM Matosinhos, assim como, a todos os candidatos do movimento. Uma referência especial ao PPM de Gonçalo Câmara Pereira, ao PDR de Bruno Fialho, ao MPT na pessoa de José Inácio Faria e ao RIR de Vitorino Silva, pela abertura e disponibilidade em podermos concorrer pelos seus partidos em Matosinhos, inclusive em coligação” refere o movimento em comunicado.
“No início, da formação do movimento, o Aliança liderado, na altura, por Pedro Santana Lopes, amigo de Joaquim Jorge e orador em várias ocasiões no Clube dos Pensadores, também mostrou abertura para poder concorrer. Gestos nobres e elegantes que nunca esqueceremos” pode ler-se também.
“Chegar até aqui, já é uma vitória tendo em conta todo o tipo de obstáculos” acrescentam.