Coprodução portuguesa “Sycorax” em competição no Festival de Cinema de Toronto

Data:

A coprodução portuguesa “Sycorax”, realizada pelo espanhol Lois Patiño e pelo argentino Matías Piñeiro, estará em competição no 46.º Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF), que acontece em setembro naquela cidade do Canadá.

“Sycorax”, coproduzido pela portuguesa Bando À Parte e pela espanhola Filmika Galaika, foi rodado nos Açores e consta da lista de 38 filmes que integram o programa de curtas-metragens do TIFF, divulgado pelo festival em comunicado.

O programa de ‘curtas’ inclui “38 novas narrativas ‘live-action’, documentários e animação por um grupo variado de realizadores que representam 22 países”.

“Acreditamos que os 38 filmes selecionados para o programa de Curtas-Metragens são alguns dos mais notáveis que o público verá este ano. São também uma prova da força, imaginação e resiliência que os realizadores mostraram face a todos os desafios recentes. E embora estas obras possam ser muito diferentes no que diz respeito às histórias que contam, formas que assumem e pessoas e perspetivas que retratam, são todas visões únicas e profundamente pessoais que estamos entusiasmados em partilhar com os espectadores”, afirmou o programador daquela secção, Jason Anderson, citado no comunicado.

Os filmes que integram o programa de curtas-metragens são elegíveis para três prémios atribuídos pelo júri (Melhor Filme, Melhor Filme Canadiano e Melhor Filme por uma mulher) e para o Prémio Changemaker da Fundação Shawn Mendes.

“Sycorax”, a partir de uma obra de William Shakespeare, foi rodado nos Açores, resultado de uma residência artística.

O filme foi exibido em julho na 53.ª Quinzena dos Realizadores, um programa paralelo e não competitivo do Festival de Cinema de Cannes, em França.

A 46.ª edição do TIFF, codirigido pela programadora portuguesa Joana Vicente, decorre entre 09 e 18 de setembro. No ano passado, o TIFF aconteceu com uma programação reduzida, por causa da covid-19, e virada sobretudo para o ‘online’, embora tenha tido alguns eventos presenciais limitados.

Este ano, “Diários de Otsoga”, de Maureen Fazendeiro e Miguel Gomes, é uma das seis longas que integram a secção Wavelengths.

O filme de Maureen Fazendeiro e Miguel Gomes foi rodado em 2020 já em plena pandemia, com os atores Crista Alfaiate, Carloto Cotta e João Nunes Monteiro e toda a equipa técnica confinada numa casa, com jardim e piscina.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.