Responsável por soluções de automação para a Nestlé Portugal ou para o pórtico de elevação de vigas pré-fabricadas de 180 toneladas para a ponte de Viana do Castelo, a Automa, que assinala 40 anos de atividade empresarial, dedicada à engenharia industrial, e que tem vasta experiência na engenharia de conceção e aplicação de diversas tecnologias industriais da óleo-hidráulica, da eletricidade, da pneumática e das transmissões mecânicas, vai reforçar os seus quadros técnicos e aposta em novas áreas, como as inovadoras soluções de automação e robótica/digitalização, bem como os sistemas de energia e a formação.
“Os processos de automação industrial requerem profissionais capazes de uma aprendizagem contínua e multidisciplinar, desde as técnicas de programação, monitorização e conectividade, com passagem pela tecnologia e equipamentos (autómatos, motores, variadores, sistemas pneumáticos, hidráulicos, atuadores, robôs) que são chamados a programar, sincronizar e controlar de forma integrada. Daí a relevância da consultoria e da formação regulares” sublinha Alvarim Leite, sócio gerente da Automa, em comunicado enviado ao Mundo Português.
Em paralelo, a Automa desenvolveu competências também na caracterização dos ambientes de trabalho e na recomendação da terceira linha de defesa do trabalhador perante o risco de acidente: os equipamentos de proteção individual. Com o apoio de técnicos das marcas que representa, também no domínio da podologia e da biomecânica, auxilia os clientes a encontrar as melhores soluções técnicas de proteção profissional nas mais diversas áreas. Inclusive a ultrapassar constrangimentos do foro clínico, de modo a potenciar, quer os índices de proteção, de acordo com as normas de Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho, quer o respeito das apólices de seguro contratadas, pode ler-se também no comunicado.