ESA divulga imagem de Vénus captada por sonda quando passou perto de planeta

Data:

A Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou uma imagem de Vénus captada por uma das câmaras do módulo de transporte da sonda BepiColombo quando fez uma das aproximações ao planeta.

A imagem, a preto e branco, de uma face de Vénus, foi registada às 14:57 (hora de Lisboa) quando o engenho estava a 1.573 quilómetros do planeta, o segundo do Sistema Solar a contar do Sol.

A maior aproximação a Vénus do módulo da sonda BepiColombo, que irá estudar Mercúrio, ocorreu seis minutos antes, às 14:51, quando passou 552 quilómetros de altitude em relação ao planeta, assinala a ESA num breve comunicado que reproduz a imagem obtida.

A passagem da BepiColombo, que tem tecnologia e ciência portuguesas, perto de Vénus é uma manobra necessária para que a sonda espacial possa chegar ao seu destino, a órbita de Mercúrio, o planeta mais pequeno e mais próximo do Sol.

A BepiColombo, que, em bom rigor, é composta por duas sondas, enviadas para o espaço num módulo em outubro de 2018, visa explorar Mercúrio numa missão conjunta entre a ESA e a congénere japonesa Jaxa.

No início de outubro de 2021, o módulo que transporta as duas sondas fará a primeira de seis aproximações a Mercúrio, a 200 quilómetros de altitude.

As duas sondas serão colocadas na órbita do planeta no fim de 2025 com o intuito de estudarem, nomeadamente, o seu campo magnético e a sua exosfera (camada mais externa da atmosfera).

A astrofísica Joana S. Oliveira faz parte da equipa científica da missão BepiColombo da ESA e a empresa Efacec construiu um equipamento eletrónico que monitoriza a radiação espacial durante a viagem e a operação de uma das sondas.

A ESA espera que os dados recolhidos pela passagem da BepiColombo por Vénus possam fornecer informações úteis à missão da sonda EnVision, que será lançada em 2030 para estudar a atmosfera do planeta.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.