O Sporting de Braga estreou-se hoje na edição 2021/22 da I Liga de futebol com uma vitória sobre o Marítimo, tal como o Benfica, em Moreira de Cónegos, frente ao Moreirense, por 2-0 e 2-1, respetivamente.
O triunfo dos minhotos na Madeira foi concebido na segunda parte, com um golo do central Raul Silva, com um remate à entrada da área, aos 61 minutos, assistido por Fransérgio, após um pontapé de canto, e por um momento de inspiração de Ricardo Horta, na execução superior de um livre direto, aos 69, que fez a bola entrar no ângulo superior esquerdo da baliza defendida por Miguel Silva.
Quem também se estreou com uma vitória foi o Benfica, que triunfou 2-1 em Moreira de Cónegos frente ao Moreirense, numa partida em que parecia ter a passadeira estendida, depois de chegar a uma vantagem de dois golos antes dos 20 minutos.
No entanto, as coisas acabaram por se complicar ao permitir que o Moreirense reduzisse à passagem da meia hora e, sobretudo, ao ver-se em inferioridade numérica a partir dos 56 minutos, por expulsão de Diogo Gonçalves.
No entanto, a equipa ‘encarnada’ acabou por gerir bem a situação de inferioridade numérica, fazendo valer a experiência da maioria dos seus jogadores para conservar a vantagem e assegurar uma entrada vitoriosa na edição 2021/22 do campeonato.
No regresso do público a Moreira de Cónegos 17 meses depois, com 33% da lotação, devido à pandemia de covid-19, os golos do Benfica foram marcados pelo brasileiro Lucas Veríssimo, aos oito minutos, e pelo alemão Luca Waldschmidt, aos 19, enquanto o golo do Moreirense, que não conseguiu manter a invencibilidade caseira frente aos ‘grandes’ alcançada na época passada, foi de autoria do avançado brasileiro Rafael Martins, aos 30.
Enquanto o Moreirense acompanha Marítimo, Arouca e Vizela no lote de equipas sem pontos, Sporting de Braga e o Benfica juntaram-se a Sporting e Estoril Praia no quarteto de líderes da I Liga, todos com três pontos, embora a vitória dos ‘leões’ por 3-0 na receção ao Vizela os coloque no topo da classificação.
Finalmente, o Estoril Praia venceu hoje no terreno do Arouca por 2-0, com golos de André Franco e do reforço Meshino no início e no fim da partida.
Os ‘canarinhos’ entraram praticamente a ganhar, com o médio português a inaugurar o marcador logo aos quatro minutos e, na reta final, os arouquenses ainda introduziram a bola na baliza, mas o tento de Adílio foi invalidado, aos 84 minutos, com Meshino a ‘selar’ o resultado final, já no ‘cair do pano’, aos 90+6.