Vendas de cerveja caem e exportações sobem em 2020

Data:

As vendas de cerveja em Portugal caíram 15% em 2020, “um ano verdadeiramente atípico” marcado pelo início da pandemia, e as exportações subiram 9%, de acordo com dados da Associação Cervejeiros de Portugal hoje divulgados.

No ano passado, “a evolução da produção, vendas e consumo de cerveja foi, naturalmente, de queda generalizada, uma vez que o consumo de cerveja em Portugal e no mundo é, marcadamente, de caráter social e de convívio”, refere a entidade, num comunicado divulgado na véspera do Dia Internacional da Cerveja.

De acordo com os dados da Associação Cervejeiros de Portugal, “a produção total de cerveja em 2020 fixou-se nos 659 milhões de litros, tendo caído 7,3% face a 2019”.

As vendas tiveram uma queda de 15%, “tendo sido consumidos no mercado doméstico cerca de 469 milhões de litros de cerveja no ano passado”.

No período em análise, o setor cervejeiro exportou 194 milhões de litros de cerveja, uma subida de 9% face a 2019 (177 milhões de litros), “fruto da reabertura de mercados, especialmente no segundo semestre de 2020”, lê-se no comunicado.

O Dia Internacional da Cerveja é um evento mundial assinalado em mais de 50 países e que este ano é celebrado no dia 06 de agosto, altura em que associação vai lançar a campanha ‘Saber Cerveja’.

“Habitualmente, o associativismo não está tão próximo dos consumidores, para romper este paradigma criámos a marca e programa Saber Cerveja, que visa informar e trazer mais saber sobre cerveja”, afirma o secretário-geral da Associação Cervejeiros de Portugal, Francisco Gírio, citado em comunicado.

“Mas a ação do ‘Saber Cerveja’ vai mais longe do que um ‘hub’ de informação em plataformas sociais: neste ano e meio atípico, e particularmente difícil para o setor, a associação criou ao abrigo deste programa a Academia da Cerveja, um conjunto de cursos de curta-duração para profissionais do setor Horeca [Hotéis, Restaurantes e Cafés], e publicou o Guia dos Cervejeiros em Portugal 2020-2021, um mapeamento do melhor que se faz nos 18 distritos e ilhas em matéria de cerveja, promovendo as cervejeiras nacionais, industriais e artesanais, que hoje são mais de 100 empresas”, adianta o responsável.

O Dia Internacional da Cerveja foi criado em 2007, em Santa Cruz da Califórnia, e começou por ser uma celebração apenas no bar dos fundadores, que depois se expandiu até se transformar num evento mundial.

Em Portugal, a data é celebrada pela Confraria da Cerveja, uma entidade não lucrativa que nasceu do sonho de sete personalidades portuguesas do setor cervejeiro.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.