Projeto “Escola Electrão” permitiu recolher 262 toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos usados

Data:

A 10.ª edição do projeto “Escola Electrão”, que envolveu 332 escolas, permitiu recolher 262 toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos, o que representa um aumento de 110% face ao ano anterior, foi hoje divulgado.

Este projeto, da responsabilidade da Eletrão – Associação de Gestão de Resíduos, mobiliza anualmente escolas de todo o país para a recolha de lâmpadas, pilhas e equipamentos elétricos usados.

Segundo dados apresentados, em comunicado, pela Eletrão, durante o ano letivo de 2020/2021 (10.ªedição) foram recolhidas em 332 escolas 262 toneladas de equipamentos, o que representa um aumento de 110% em relação às 125 toneladas registadas na edição de 2019/2020.

“Mesmo com as escolas encerradas, durante parte do ano [devido à pandemia de covid-19], os resultados obtidos superaram as expectativas e vieram provar que os jovens estão particularmente empenhados nesta causa”, sublinhou o diretor-geral do Electrão, Pedro Nazareth, citado na nota.

A Escola Secundária de Serpa, no distrito de Beja, foi o estabelecimento de ensino que melhor resultado apresentou, tendo conseguido recolher quase 33 mil quilos de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos.

Nesta edição destacaram-se, igualmente, a Escola Profissional de Coruche, no distrito de Santarém (21 mil quilos), e a Escola Básica e Secundária Padre António Morais da Fonseca, em Murtosa, distrito de Aveiro (18 mil quilos).

As escolas que participaram neste projeto vão receber um incentivo financeiro em função da quantidade recolhida, o que corresponde a 50 euros por cada tonelada de lâmpadas e outros equipamentos elétricos usados e 75 euros por cada tonelada de pilhas e baterias.

Este ano, o valor total a atribuir às escolas é de 13.260 euros.

Além deste valor, serão também distribuídos cheques-prenda de uma loja de eletrodomésticos e equipamento eletrónico, no valor de 12.450 euros.

Este projeto já permitiu em dez edições a recolha de mais de seis mil toneladas de resíduos nas escolas aderentes.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.