Madeira encaminha 600 utentes por ano para unidades hospitalares no continente

Data:

O Serviço de Saúde da Madeira (Sesaram) encaminha anualmente cerca de 600 utentes para consultas e tratamentos em unidades hospitalares no continente, num investimento superior a um milhão de euros, indicou hoje o secretário regional da tutela, Pedro Ramos.

O governante explicou que a verba inclui também os cerca de 100 doentes oriundos da ilha do Porto Santo, que se deslocam todos os anos à Madeira para assistência médica.

“Nos últimos quatro anos [desde 2018], são cerca de 4,2 milhões de euros no que diz respeito à transferência, alojamento e alimentação de utentes, que nalguns casos precisam de ir acompanhados”, disse.

O secretário regional de Saúde e Proteção Civil falava numa conferência no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, que contou com a presença de Abel Nascimento, diretor do Instituto de Cirurgia Reconstrutiva, sediado em Coimbra, que colabora com o serviço regional.

Pedro Ramos afirmou que o “grande objetivo” é reduzir gradualmente a transferência de doentes para o continente, mas reconhece que algumas áreas e especialidades ainda são deficitárias na região.

“O grosso do envio de doentes é na área das consultas de nefrologia [relacionadas com transplantes], foram 1.600 consultas nos últimos quatro anos”, disse, reportando também 420 procedimentos na área da infertilidade e 400 exames referentes a doenças oncológicas, entre outras patologias.

Pedro Ramos especificou que os registos apontam para 1.000 deslocações ao continente por ano, correspondendo a cerca de 600 pacientes, ao passo que em relação ao Porto Santo se verificam aproximadamente 150 viagens ao exterior, correspondendo a cerca de 100 doentes.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.