Câmara do Funchal admite abater todas as árvores do Largo da Fonte

Data:

A Câmara do Funchal admitiu hoje abater todas as árvores do Largo da Fonte, na freguesia Monte, onde um galho de grande porte caiu no domingo, quatro anos após a queda de um carvalho ter provocado 13 mortos.

“Pode chegar a esse ponto, pode ser necessário cortar as árvores, mas estaremos cá também para replantar e vê-las crescer novamente, num espaço que é icónico, num espaço que todos nós aprendemos a gostar, aprendemos a usufruir, um espaço que é histórico da cidade do Funchal”, disse o presidente da autarquia, em conferência de imprensa.

Miguel Silva Gouveia indicou estar em curso um processo de averiguações interno para “perceber o que é que falhou”.

“As árvores [plátanos] do Largo da Fonte são aquelas que, na cidade do Funchal, têm sido mais supervisionadas”, disse, reforçando: “Aquele património arbóreo tem sido alvo de análise, de estudos, de perícias por técnicos regionais e até empresas especializadas internacionais e apontavam para a segurança daquele espaço”.

O autarca sublinhou estar já em curso uma “intervenção de proteção civil” no Largo da Fonte, que vai decorrer até ao final da semana, com vista a “diminuir o risco que existe para pessoas e bens que possam circular nas imediações”.

“A intervenção será o corte de algumas das árvores, diminuindo a probabilidade de voltar a acontecer quedas de galhos”, esclareceu, sublinhando que a autarquia admite a possibilidade de proceder ao abate de todos os plátanos do Largo da Fonte.

Miguel Silva Gouveia manifestou-se surpreendido com a queda do galho no domingo, que originou um ferido ligeiro – uma mulher que caiu quando se afastava do local –, considerando que todas as árvores foram analisadas por peritos após o acidente de 15 de agosto de 2017, quando um carvalho com cerca de 150 anos tombou de um terreno adjacente sobre uma multidão e provocou 13 mortos e dezenas de feridos, durante as festividades de Nossa Senhora do Monte, padroeira da Madeira.

“Depois de todas aquelas árvores terem sido analisadas, todo aquele espaço e o terreno ter sido estudado, o que aconteceu ontem [domingo] não pode a acontecer”, declarou.

E acrescentou: “Quando nos apontam para um estado de segurança daquele espaço e depois acaba por cair um galho daquelas dimensões, claramente estamos com uma situação que pode colocar em causa a segurança das pessoas”.

Miguel Silva Gouveia adiantou que o Largo da Fonte não será utilizado este ano para as festividades de Nossa Senhora do Funchal, por questões relacionadas também com as medidas sanitárias de controlo de pandemia de covid-19.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.