Município de Pinhel disponibiliza dois mil testes gratuitos para emigrantes

Data:

O município de Pinhel, no distrito da Guarda, adquiriu dois mil testes de despistagem da covid-19 para distribuir pelos emigrantes que em agosto estejam a passar férias no concelho, disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara.

“O município adquiriu dois mil testes que vai entregar no princípio de agosto aos presidentes das Juntas de Freguesia para que eles entreguem aos emigrantes e lhes peçam para fazer o teste”, referiu Rui Ventura.

Segundo o autarca, o concelho de Pinhel possui “muitos emigrantes”, destacando-se por terem um maior número de naturais residentes no estrangeiro as localidade de Pala, Souropires e Manigoto.

“Na questão da covid há sempre uma responsabilidade em cada um e nós esperamos que os nossos emigrantes tenham essa responsabilidade e, para isso, nós também disponibilizámos estes dois mil autotestes para que as pessoas possam fazer [o teste de despistagem] e se responsabilizem, se der ‘positivo’ ou ‘negativo’”, explicou, à Lusa.

O concelho de Pinhel tem uma taxa de vacinação de cerca de 65%, mas o autarca reconhece que “é importante” que as pessoas tenham “todos os cuidados necessários” para evitar a transmissão do vírus.

“[Em relação a] uma família emigrante que chega a uma aldeia há sempre o receio de quem está na aldeia, porque as coisas estão tranquilas, mas também acredito que haja insegurança por parte da família emigrante. O objetivo é tranquilizar as duas partes: aqueles que estão na localidade e aqueles que chegam”, rematou Rui Ventura, para justificar a medida relacionada com a disponibilização dos testes para despistagem da covid-19.

Depois de reafirmar que “há uma responsabilidade muito grande individual”, o autarca disse que o município de Pinhel vai continuar a sensibilizar os habitantes, os emigrantes e os visitantes do concelho para os cuidados que devem ter no dia a dia para que sejam evitados eventuais contágios.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 4.190.383 mortos em todo o mundo, entre mais de 195,8 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente da agência France-Presse.

Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.330 pessoas e foram registados 963.446 casos de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.