Jogos Olímpicos: Chegou o dia da tão desejada medalha para Portugal

Data:

O judoca Jorge Fonseca conquistou hoje a primeira medalha da participação portuguesa em Tóquio2020, com o bronze na categoria de -100 kg, o 25.º pódio de Portugal na história dos Jogos Olímpicos.

Ao sexto dia de provas com participação lusa, surgiu a primeira medalha, com o português a ficar com o lugar que menos queria, dado que afirmou e reafirmou a vontade de lutar pelo ouro, chegando na condição de bicampeão mundial e segundo pré-designado.

Para chegar ao terceiro lugar, bateu o canadiano Shady Elnahas, por ‘waza-ari’, alcançando a 25.ª medalha do deporto português em Jogos Olímpicos.

Depois de dois títulos mundiais, os primeiros da história do judo português, e uma medalha de bronze em Europeus, o atleta do Sporting, que no Rio2016 tinha sido 17.º, garantiu a sua primeira medalha olímpica, ao pontuar para ‘waza-ari’, a 39 segundos do fim.

Antes, tinha perdido nas meias-finais com o sul-coreano Cho Guham, depois ter afastado o belga Tomo Nikiforov e o russo Niiaz Iliasov para chegar às ‘meias’.

Na estreia olímpica, Patrícia Sampaio chegou à segunda ronda na categoria de -78 kg e só cedeu com a campeã mundial da categoria, e eventual ‘bronze’, a alemã Anna-Maria Wagner, por ‘ippon’.

Antes, a jovem, de 22 anos, tinha mostrado o melhor judo para garantir o nono lugar na sua categoria de peso, ao bater a venezuelana Karen León por ‘ippon’.

O dia começou com as últimas duas mangas de qualificação de ‘trap’ (fosso olímpico), no tiro com armas de caça, com João Paulo Azevedo a acabar no 20.º lugar global, a dois tiros de tentar o apuramento para a final.

Pedro Fraga e Afonso Costa concluíram a participação em ‘double sculls’ ligeiro, no remo, no 13.º posto, depois de vencerem a final C, enquanto Carolina João subiu uma posição no Laser Radial, de vela, para 33.ª, na antecâmara das últimas duas regatas da fase regular.

Diogo Costa e Pedro Costa seguem no 15.º lugar na classe 470, após as duas regatas hoje realizadas. Os dois irmãos, que cumprem a estreia olímpica, terminaram em 15.º e 14.º as duas corridas.

Uma desclassificação na segunda regata do dia fez a dupla Jorge Lima e José Costa cair para o 10.º posto em 49er, após seis regatas, devido a uma partida adiantada, tendo sido sétima classificada na primeira regata do dia.

Tamila Holub encerrou a participação portuguesa na natação em piscina com o 25.º posto nos 800 metros livres, muito longe do recorde nacional, com um tempo de 8.40,04 minutos.

A participação portuguesa prossegue dia 4 de agosto, com Angélica André nas águas abertas, em que Tiago Campos entra em ação no dia seguinte.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.