Madeira começa a vacinar jovens a partir dos 12 anos no sábado

Data:

A Madeira vai começar a vacinar os jovens a partir dos 12 anos no próximo sábado com a administração das vacinas recomendadas pela Agência Europeia do Medicamento, anunciou hoje o secretário da Saúde desta Região Autónoma.

“Vamos ter um ‘open day’ no próximo sábado. Queremos vacinar mais rapidamente possível entre os 12 e os 17 anos, usando as vacinas que são recomendadas pela Agência Europeia do Medicamento, que são a Johnson e a Pfizer”, declarou Pedro Ramos no decorrer da visita que efetuou hoje ao Centro de Vacinação do Funchal.

O governante explicou que a vacina da Johnson será administrada “a partir dos 18 anos para os indivíduos do sexo masculino”, enquanto com a Pfizer serão inoculados os “jovens entre os 12 e 17 anos”.

“Não será preciso fazer agendamento”, devendo as pessoas deslocar-se ao Centro de Vacinação do Funchal, localizado no Madeira Tecnopolo, salientou o responsável da Saúde madeirense.

Pedro Ramos argumentou que, embora a “vacinação seja facultativa, portando não obrigatória”, constitui “um ato de cidadania quando temos problemas de saúde pública e queremos controlar no que diz respeito a esta pandemia que tem afetado a todos”.

“Estamos a vacinar as crianças e todos os escalões etários estão a ser protegidos”, sublinhou o governante do executivo insular.

Pedro Ramos mencionou que as autoridades de saúde estão a promover os “open day” para vacinar as pessoas “o mais rápido possível”, tendo decorrido hoje a segunda ação no Funchal.

Na quarta-feira vai haver um “open day” no município de Câmara de Lobos e, na quinta-feira, em Santa Cruz, “porque estes dois concelhos têm um índice de envelhecimento mais baixo” e têm taxas de vacinação inferior a 60% na administração da primeira dose e 50% da vacinação completa, referiu.

“Queremos nivelar todos os concelhos da região e daí este ‘open day’ para a AstraZeneca, das quais ainda temos vacinas disponíveis e também não queremos perder nenhuma”, vincou.

Pedro Ramos complementou que o objetivo é sensibilizar para “a população aderir em massa a esta campanha de vacinação para estarem mais rapidamente todos protegidos”.

Também reforçou que a imunidade de grupo na região deve ser atingida no “final de setembro ou primeira quinzena de outubro”, porque os valores já não são de 70% da população vacinada, mas “85 ou 90% para também controlar o aparecimento de novas variantes” do covid-19.

De acordo com o contador ao minuto, na Madeira, cerca das 11:50 de hoje tinham sido administradas 288.670 vacinas contra a covid-19.

Os dados oficiais apontam que mais de 51% da população residente na região já tem a vacinação completa e que 62,5% está parcialmente vacinada.

A Direção Regional da Saúde (DRS) informou na segunda-feira que a Madeira registou 15 novos casos de infeção por SARS-CoV-2, tem 234 situações ativas, sete doentes internado nas unidades polivalentes do Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, e nenhum nos cuidados intensivos.

A região mantém os 74 óbitos, tendo a última morte ocorrido no passado sábado, um homem com 80 anos, com comorbilidades associadas.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 4.163.235 mortos em todo o mundo, entre mais de 194,1 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente da agência France-Presse.

Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.301 pessoas e foram registados 954.669 casos de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.