Apagões afetam cidade de Caracas e mais da metade do país

Data:

A cidade de Caracas e outras 12 das 24 regiões venezuelanas registaram hoje vários apagões parciais, com alguns usuários queixarem-se de que ficaram às escuras e outros de que havia subidas e descidas de voltagem.

Além de Caracas o sistema elétrico venezuelano apresentava, pelas 15:00 horas locais (20:00 horas em Lisboa) oscilações de voltagem nos Estados de Anzoátegui, Arágua, Carabobo, Falcón, La Guaira, Lara, Yaracuy, Mérida, Portuguesa Táchira e Zúlia.

Através das redes sociais, os usuários queixavam-se de que nalgumas destas regiões não havia serviço elétrico.

O presidente da Câmara Municipal de Baruta, Darwin González, confirmou as avarias naquela localidade do sul de Caracas e explicou que as autoridades locais estão alerta.

“Atenção ‘barutenhos’ (cidadãos de Baruta), regista-se uma descida elétrica que afeta o município. Estamos atentos perante qualquer emergência. Se a tua zona não tem luz reporta à Corporação Elétrica Nacional”, escreveu na sua conta do Twitter.

Por outro lado, através das redes sociais, os usuários dão conta que no leste da capital, o apagão afetou o populoso bairro humilde de Petare.

Também nas localidades de Los Dos Caminos e em Los Palos Grandes, La Urbina, Sebucán, Los Cortijos, La Califórnia, El Marqués e Bello Monte, todas no leste de Caracas.

No centro da cidade capital as falhas elétricas afetam os bairros de Cátia, 23 de Enero e a urbanização La Pastora, próximo do palácio presidencial de Miraflores.

As falhas elétricas levaram o Metropolitano de Caracas, a encerrar as estações de Pérez Bonalde, Plaza Sucre e Gato Negro, na zona oeste de Caracas.

O serviço de comboio para Los Valles del Tuy (50 quilómetros a sul da capital) foi suspendido devido aos apagões elétricos.

As falhas elétricas fizeram aumentar as queixas da população sobre a instabilidade do sistema e ausências prolongadas do fluído elétrico.

“Esta semana fiquei sem eletricidade duas vezes e sofri três baixas (de voltagem) consideráveis. Tudo isto em Caracas, a ‘cidade borbulha’ (protegida)”, denunciou Fran Monroy Munet na sua conta do Twitter.

Pelas 15:20 horas locais (20:20 horas em Lisboa), a empresa estatal Corporação Elétrica Nacional da Venezuela (Corpoelec), anunciou através do Twitter que tinha ativado duas linhas telefónicas para que os utilizadores se comunicassem “por WhatsApp, para a atenção de emergência elétrica”.

Em 07 de março de 2019, ocorreu o maior apagão da história da Venezuela: uma falha na Central Hidroelétrica Simón Bolívar deixou o país totalmente às escuras durante cinco dias.

Um ano depois, em 25 de março de 2020, voltou a registar-se outro grande apagão que afetou pelo menos 16 Estados e parte do Distrito Capital.

A 06 de maio de 2020, 19 dos 24 Estados da Venezuela ficaram total ou parcialmente às escuras devido a um apagão que afetou também a Internet e as comunicações telefónicas.

E treze dias depois um apagão voltou a deixar a cidade de Caracas e mais de metade do país às escuras.

A 04 de novembro de 2020, pelo menos 13 regiões (Distrito Capital, Lara, Falcón, Guárico, Carabobo, Zúlia, Arágua, Miranda, Portuguesa, Mérida, Táchira, Trujillo, Yaracuy e inclusive no Estado de La Guaira) ficaram parcialmente às escuras, com os clientes a queixarem-se de súbitas variações no abastecimento da eletricidade e a recear avarias nos equipamentos domésticos.

Em 11 de janeiro de 201 a organização não-governamental Comité de Afetados pelos Apagões (CAPA), anunciou que tinha registado 157.719 apagões e falhas elétricas na Venezuela, entre janeiro e dezembro de 2020, prevendo “muitas dificuldades” no abastecimento de eletricidade ao longo de 2021.

 

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.