Hotel inspirado em Monsaraz celebra herança da comunidade portuguesa em San Diego

Data:

O novo hotel Monsaraz San Diego, inspirado na pequena vila medieval do Alentejo, é um empreendimento que presta homenagem à herança da comunidade portuguesa na cidade do sul da Califórnia, disse à Lusa a diretora geral Laura Goodman.

“São pequenos detalhes que evocam este sentimento português”, afirmou a responsável. “Gostamos de contar a história quando os hóspedes fazem o check-in, explicando que o hotel é inspirado em Portugal e ligando-o à história de Point Loma e como há uma herança portuguesa tão forte na comunidade até aos dias de hoje”.

Fazendo parte da Tapestry Collection by Hilton, o Monsaraz San Diego tem 92 quartos e é o primeiro hotel a abrir em Point Loma nos últimos dez anos. Foi uma ideia concebida por Cameron Lamming, que visitou Portugal e se apaixonou pelo país.

“Monsaraz é evocada nos detalhes e no design”, explicou Lauren Goodman, acrescentando que as luzes do hotel se assemelham a redes de pesca, uma referência aos pescadores portugueses que se instalaram em Point Loma a partir do século XVI.

O design inclui um sofá inspirado no formato das ondas, cordas de pesca em torno das colunas e painéis de azulejos portugueses. Nos corredores há peças de arte que dizem “Portugal” e nos quartos há infusões de azul, com uma almofada que diz “Sonhos”.

“É o primeiro hotel inspirado na região em Portugal, que eu saiba, e isso é muito interessante, liga-se à cultura portuguesa e ao mesmo tempo traz ao de cima a San Diego moderna”, afirmou Lauren Goodman.

A narrativa que inspirou o design é a de um jovem casal que se encontra em Portugal e vive momentos incríveis juntos, escapando ao tempo e estando no momento, numa pausa luxuosa. “O nosso objetivo é executar essa visão em todas as interações que temos com os hóspedes. Estão a escapar do mundo real”, disse a diretora geral.

Cameron Lamming trabalhou no projeto durante vários anos, tendo o objetivo de “recriar o que sentiu em Portugal”. O hotel foi desenhado em parceria pela Lamming Co., a agência de Los Angeles KNA Design, a Alliance Development, JWDA e R&R Construction.

Lauren Goodman frisou que “Point Loma é uma comunidade muito especial dentro do mercado de San Diego” e indicou que o hotel poderá ser uma “ponta de lança” para o projeto de criação do distrito “Little Portugal”, em que a United Portuguese S.E.S está a trabalhar.

“Há uma presença portuguesa muito forte na comunidade, com uma sociedade portuguesa que já começou a reabrir o salão depois da pandemia”, indicou. “Fomos a algumas reuniões da sociedade portuguesa, para ver se querem fazer eventos connosco”.

A diretora disse também estar à procura de profissionais ligados a Portugal e portugueses que possam estagiar no complexo e levar “um pouco da cultura” ao espaço.

Na receção, uma das responsáveis é a brasileira Andressa Kiesel, que destacou a beleza do design inspirado em Portugal.

“A primeira coisa que eu vi foram os azulejos e emocionei-me, fiquei super feliz com o tema português”, disse à Lusa, referindo que os quartos “são muito europeus”.

“O que eu achei bem interessante pós-pandemia é que toda a gente resolveu viajar. Estamos a ter muitas pessoas que moram em San Diego e vêm fazer umas férias locais”, descreveu. “Percebo que quando vêm fazer o check-in a primeira coisa que veem são os azulejos portugueses e começam a perguntar, pelo que conto um pouco da história”.

O primeiro europeu a atracar na baía de San Diego foi João Rodrigues Cabrilho, em 1542. Apesar de haver debates recentes sobre a sua nacionalidade, o navegador foi historicamente considerado português.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.